Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Inauguração da Exposição Coletiva de Pintura “Transformadas para Transformar”

07 a 31 Jul '17
O Município de Pampilhosa da Serra inaugura no próximo dia 7 de julho (sexta-feira), pelas 16h30, a exposição coletiva de pintura “Transformadas para Transformar” de Eugénia Barroca e Fernanda Amoreira.

A exposição, patente na Galeria 1 do Edifício Monsenhor Nunes Pereira, pode ser visitada até 31 de julho, de segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00.

Eugénia Martins Barroca nasceu em Bogas de Cima, uma pequena aldeia no concelho do Fundão. Viveu a maior parte da sua infância e juventude em Saint Étienne (França). Atualmente vive no Fundão onde trabalha. É Assistente Técnica no ACES Cova da Beira - Centro de Saúde do Fundão.

Desde cedo apaixonou-se pela arte, mas só a partir de 2006 se dedicou á pintura. Participou em várias exposições no concelho do Fundão e um pouco por todo o país.

Destaque para a sua participação na mostra de trabalhos do 1º “Salão de Pintura Rápida da Serra da Gardunha – Barata Moura”, em Fevereiro de 2012, no 1º e 2º “Leiriartes”, em Março de 2013 e 2014, na “Noite Cultural”, na comemoração do 59º Aniversário do Centro Cultural e Desportivo do Académico dos Penedos Altos, em Junho de 2013, na Covilhã, no 1º e 2º “Encontro de Artistas Plásticos”, no Fundão (Praçartes), na antiga praça, no Fundão, em Junho de 2013 e 2014 e no n 3º “Artshow” das Caldas da Rainha, em Outubro de 2013.

Esta é a segunda vez que a artista expõe em Pampilhosa da Serra.

Fernanda Amoreira nasceu na Covilhã, cidade onde vive.

Apaixonou-se desde cedo pelas artes, tendo sempre direcionado o seu percurso académico por essa via.

Em 1980, concluiu o Curso Complementar de Artes dos Tecidos da Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa. Posteriormente, ingressou no ensino onde secciona há mais de 3 décadas várias disciplinadas relacionadas com as artes.

Atualmente é professora de Educação Tecnológica e Visual na Escola Secundária Quinta das Palmeiras da Covilhã.

Frequentou, no período de 2009/2013, aulas de pintura no Atelier de Artes “O Baú”, na Covilhã. Em 2013, expôs a sua pintura no “Serra Shopping”, na “XVIII Galeria Aberta” e na "Galeria Municipal dos Escudeiros”, Santa Casa da Misericórdia de Beja e na “Casa do Governador”, no Castelo-Beja.

Em 2015, expôs uma coleção de 23 obras a óleo, na Galeria de Exposições “ Tinturaria” na Covilhã, denominada “Mãe Terra”.

A sua pintura é figurativa, onde o sentido do real marca presença.

A artista é essencialmente uma autodidata. Aquilo que sabe aprendeu sobretudo com curiosidade e persistência.

Partilhar