Montaria ao Javali em Pessegueiro

16 Fevereiro 2009

Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra e da Associação Desportiva de Caça e Pesca da Freguesia de Pessegueiro, a Montaria ao Javali, realizou-se no passado dia 14 de Fevereiro na Freguesia de Pessegueiro.

A expectativa criada à volta deste evento era enorme, tendo em conta que no ano passado a Montaria foi cancelada. Com cerca de 7 dezenas de caçadores presentes, e um dia solarengo estavam reunidos os ingredientes para que o sucesso desta Montaria fosse alcançado.

As expectativas que se foram criando à volta das Montarias da Pampilhosa da Serra e o sucesso que as mesmas têm alcançado ficaram provadas no passado dia 14 de Fevereiro com o abate de nada mais nada menos do que 13 Javalis.

O dia iniciou-se no largo da Festa em Pessegueiro, por volta das 8h00 com o Taco e a entrega de documentação dos caçadores, seguindo-se o sorteio das Portas, momento em que foram também entregues aos caçadores umas lembranças por parte do Município. Por volta das 10h00, os Monteiros foram conduzidos aos seus lugares, onde iriam permanecer até às 15h00, hora em que terminou a Montaria.

No final a concentração foi novamente em Pessegueiro, onde começavam a chegar a pouco e pouco os Javalis abatidos, e onde os caçadores por entre histórias e risotas iam aguardando pelo desejado almoço.

O almoço que tinha como prato principal uma feijoada de javali e como sobremesa o arroz doce e a tigelada terminou por volta das 16h45, ao que se seguiu o leilão dos Javalis.

O êxito alcançado nesta Montaria vem demonstrar o empenho que existe em proporcionar a todos os participantes uma excelente jornada de convívio, bem como evidenciar o esforço para que não sejam defraudadas as expectativas dos caçadores.

O Município de Pampilhosa da Serra agradece a toda a comunidade envolvida a dedicação e empenhamento no sucesso deste evento, sem nunca esquecer a colaboração desde o primeiro momento do Dr. Eduardo Almeida no apoio cinegético à organização.