Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

“Eira da Brincadeira”: Pampilhosa da Serra é o único Município distinguido no “Prémio Quem Brinca é Quem é”

Geral
28 Junho 2024

Num universo de 425 candidaturas, o novo modelo das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) dinamizado pelo Município de Pampilhosa da Serra - “Eira da Brincadeira” -, foi um dos 11 vencedores do “Prémio Quem Brinca é Quem É”, promovido pela Fundação Santander Portugal com o intuito de distinguir projetos focados no método de aprendizagem “Aprender Através do Brincar”.

Os prémios foram atribuídos esta quinta-feira, dia 27 de junho, no Auditório Santander em Lisboa, a 10 Escolas Públicas e a apenas 1 Município (Pampilhosa da Serra), sendo que para a Vice-Presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro da educação, Alexandra Tomé, trata-se de “mais um reconhecimento da mudança de paradigma que recentrou a aprendizagem no brincar, no contacto com a natureza, na promoção da criatividade, da imaginação, e no respeito pela liberdade e individualidade de cada criança”.

A “Eira da Brincadeira”, recordou Alexandra Tomé, “dá à criança um papel central na sua educação, sendo elas próprias a definir, em Assembleia, as atividades que vão realizar de segunda a sexta. De forma responsável tomam decisões, definem os programas e cumprem-nos”.

Cozinhar, trepar às árvores, cuidar da horta ou fazer abrigos, são uma ínfima parte das atividades já realizadas pelas cerca de 100 crianças que em Pampilhosa da Serra e Dornelas do Zêzere integram atualmente o projeto.

Recorde-se que os vencedores do “Prémio Quem Brinca é Quem É”, recebem por igual um prémio no valor de cinco mil euros, uma viagem à LEGO House na Dinamarca, formação na metodologia promovida pela LEGO Foundation em Portugal e um kit LEGO ou uma mesa de reuniões LEGO.

A iniciativa foi promovida em colaboração com a Direção-Geral da Educação e a Rede de Bibliotecas Escolares, sendo que o objetivo, tal como revelou a presidente da Fundação Santander de Portugal, Inês Oom de Sousa, é agora criar uma rede de escolas e associações “comprometidas com métodos de ensino inovadores e com os benefícios da aprendizagem focada no brincar, incentivando a partilha de boas práticas”.

Por via do projeto “Eira da Brincadeira”, a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra já tinha sido distinguida, em maio do ano passado, com o prémio “Autarquia do Ano” na categoria “Democracia, Igualdade e Participação Cívica” e subcategoria “Direitos das Crianças”.

2024_06_27___municipio_de_pampilhosa_da_serra_conquista__premio_quem_brinca_e_quem_e___1_
eira_da_brincadeira__5_
2024_06_27___municipio_de_pampilhosa_da_serra_conquista__premio_quem_brinca_e_quem_e___3_

Partilhar