𝗖𝗼𝗿𝗮𝗴𝗲𝗺 𝗱𝗮𝘀 𝗠𝘂𝗹𝗵𝗲𝗿𝗲𝘀 𝗨𝗰𝗿𝗮𝗻𝗶𝗮𝗻𝗮𝘀 𝗮𝘀𝘀𝗶𝗻𝗮𝗹𝗮𝗱𝗮 𝗻𝗼 𝗗𝗶𝗮 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗠𝘂𝗹𝗵𝗲𝗿

08 Março 2023

🟡 No âmbito do Dia Internacional da Mulher, o executivo municipal, homenageou, hoje, 10 Mulheres Ucranianas a residir atualmente no concelho, numa cerimónia simbólica e emotiva, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal.

🔵 Sabendo que “nada substitui” a família e a terra destas mulheres, o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, quis aproveitar a ocasião para transmitir que “todas ocupam um lugar especial no coração” dos Pampilhosenses, desejando ainda que, enquanto o conflito atroz no Leste da Europa não termina, possam “encontrar em Pampilhosa da Serra o lado familiar” que lhes foi “roubado”. “Apesar de estarem longe da vossa terra e da vossa família, neste dia especial queremos dizer que estamos convosco e que continuamos a gostar muito de vos ter junto a nós”, expressou Jorge Custódio, que dedicou igualmente palavras de estima e admiração a todas as Mulheres Pampilhosenses.

🟡 Para a Vice-Presidente, Alexandra Tomé, a intenção da Autarquia “desde o primeiro momento”, foi fazer com que a comunidade Ucraniana se sentisse em casa, apesar de reconhecer que “é muito difícil fazer alguém sentir-se em casa quando se está longe dela”. “Esperamos que um dia possamos ser nós a visitar-vos na vossa casa, porque isso iria significar que estava tudo mesmo bem”, desejou Alexandra Tomé.

🔵 A sessão ficou ainda marcada pela apresentação de um curto documentário que procura enaltecer a resiliência, força e determinação destas Mulheres através dos seus testemunhos, recordando-nos que mesmo nos piores momentos podemos encontrar coragem, esperança e fé, para lutar e sonhar.

🟡 Recorde-se que em 1975 as Nações Unidas instituíram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, uma data que simboliza uma luta de mais de 150 anos por direitos e igualdade.

🔵 Permanece por isso a convicção de que este nunca será o mundo ideal até que todas as mulheres vivam em segurança, com dignidade e com igualdade de oportunidades.

2023_03_08___homenagem_as_mulheres_ucranianas_25
2023_03_08___homenagem_as_mulheres_ucranianas_14