“Aldeias do Futuro” em destaque no IV Plenário da EUROACE

14 Novembro 2022

Decorreu, no passado dia 10 de novembro, o IV Plenário da Comunidade de Trabalho Transfronteiriça da EUROACE – Eurorregião Alentejo, Centro e Extremadura -, que se realizou em Proença-a-Nova.

A sessão ficaria marcada pela renovação do Programa de Cooperação e pela transferência da Presidência da Região Centro para a Junta da Extremadura, contemplando ainda um momento de debate (“mesa redonda”) subordinada ao tema Aldeias Bauhaus da EUROACE, que contou com a participação do Vereador Rui Simão em representação do Município de Pampilhosa Serra, entidade líder do projeto.

Na ocasião, o painel procurou apresentar e discutir algumas das propostas em torno de um dos desafios que a Eurorregião assumiu para o período de programação financeira 2021-2027, que tem no projeto Aldeias Bauhaus uma das intervenções prioritária a realizar. Ao Vereador da Câmara Municipal coube abordar possíveis estratégias para a atração conjunta de pessoas e empresas, assim como o desafio de garantir a oferta de serviços locais/ambulatórios compatíveis com novos públicos e numa lógica de economia de escala.

Recorde-se que cada uma das três regiões da EUROACE, Centro, Alentejo e Extremadura, identificou duas “Aldeias”, a saber: Centro: Sortelha e Dornelas do Zêzere; Alentejo: Esperança e S. Pedro do Corval; Extremadura: Moraleja e Llerena - que irão constituir seis projetos-piloto a partir dos quais se testarão dinâmicas e abordagens de intervenção que pretendem melhorar as condições de vida dos que lá estão e criar condições de atratividade para novos públicos.

Ainda no âmbito do “Aldeias Bauhaus para o Futuro” e porque o envolvimento da comunidade educativa é também fundamental para a execução do projeto, já tiveram início as ações de formação dirigidas aos Agrupamentos das aldeias abrangidas, sendo que no caso do Agrupamento de Escolas do concelho, participam 6 professores de diferentes graus de ensino.