Municípios de Arganil e Pampilhosa da Serra vão avançar com reabilitação de três pontes

26 Outubro 2022

Unindo esforços e recursos, os Municípios de Arganil e da Pampilhosa da Serra vão reabilitar três pontes que ligam os dois concelhos, localizadas em Cartamil, Casal Novo e Mata, entre a União das Freguesias de Cepos e Casal Novo e a Freguesia de Fajão.

O início das obras nestas pontes sobre o rio Ceira está previsto para janeiro de 2023, sendo o prazo de execução de aproximadamente quatro meses (120 dias).
O contrato de parceria foi assinado pelos presidentes das Câmaras de Arganil e da Pampilhosa da Serra, Luís Paulo Costa e Jorge Custódio, à margem da reunião do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que teve lugar no Mosteiro de Folques, no concelho de Arganil.

Jorge Custódio, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, aproveitou a ocasião para salientar a “importância deste projeto, que partilha problemas em comum entre os dois concelhos”, pelo que “saúda a excelente colaboração entre ambas as partes”.

O custo global do conjunto das três intervenções, na ordem dos 80 mil euros, será suportado por ambas as autarquias em partes iguais (50%). O Município de Arganil assume a posição de dono da obra, sendo responsável pelo lançamento da empreitada e pela contratualização do projeto de execução e dos serviços de fiscalização.

A reabilitação e consolidação das pontes de Cartamil, Casal Novo e Mata surge na sequência de uma inspeção realizada a estas estruturas de responsabilidade municipal, promovida pela autarquia de Arganil. Do estudo realizado por empresa especializada, concluiu-se haver a necessidade de se realizarem melhorias nas condições estruturais e funcionais das pontes.