Atualização relativa ao período balnear no concelho de Pampilhosa da Serra – Vigilância nas praias fluviais garantida até ao dia 4 de setembro

31 Agosto 2022

Oficialmente, de acordo com portaria nº141 – A/2022, a época balnear no concelho de Pampilhosa da Serra estende-se ao longo dos meses de julho e agosto, ainda que, devido à forte afluência de banhistas, nos últimos anos o Município tenha assegurado a vigilância das praias fluviais até meados de setembro. Contudo, devido às consequências do período de seca que afeta o país, este ano apenas serão garantidas todas as condições para a prática balnear até ao dia 4 do mesmo mês.

A decisão foi dada a conhecer pelo Presidente da Câmara Municipal na última reunião de câmara, realizada na passada segunda-feira, dia 29 de agosto. “Apesar de termos as análises à água sempre em excelente qualidade, a quantidade cada vez é menor”, explicou Jorge Custódio, acrescentando que as “águas paradas acabam por ganhar lodo”, o que não significa que os rios estejam “poluídos ou sujos”.

Ainda assim, e porque o Município “quer tentar ter o melhor cartão de visita possível”, foi determinado o encerramento da época balnear alguns dias antes do previsto, pelo que o Presidente da Câmara Municipal apela à “sensibilidade de todos”. “Também nós gostaríamos de prolongar a época balnear, mas é preferível assim para evitar outros problemas”, manifestou.

Apesar desta decisão, as praias fluviais continuam a estar acessíveis a partir de 4 de setembro, ainda que, naturalmente, não estejam asseguradas as condições plenas de utilização.

2022_08_29___reuniao_de_camara_3