Escaramuça Ribeirinha: à descoberta de curiosidades e pontos de interesse em caminhada ambiental

23 Agosto 2022

A atividade Escaramuça Ribeirinha, realizada no passado dia 21 de agosto, consistiu numa caminhada guiada que pretendeu unir, de forma harmoniosa, ambiente e história, através da interpretação e descoberta de elementos paisagísticos.

O objetivo passou ainda por sensibilizar o público para a necessidade de criar laços com o património local, através da adoção de hábitos e comportamentos mais ecológicos face ao meio ambiente, ao mesmo tempo que se (re)descobria uma das lendas que faz parte do património imaterial do concelho.

A atividade, dinamizada pelo Museu Municipal de Pampilhosa da Serra, em parceria com o gabinete de turismo da Autarquia, iniciou-se nos Paços do Concelho de uma forma dinâmica, sendo que os participantes foram desafiados a descobrir alguns pontos da vila, onde constavam excertos da Lenda da Ponte da Covilhã. Envolvendo os participantes no Património Natural, e chegados ao local, foi possível conceber e estruturar a narrativa que marca a referida Lenda.

Depois de percorrida a Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra, a atividade terminou na zona ribeirinha denominada «Cabecinho», onde se encontra um antigo moinho de água, sendo que os participantes, através de uma experiência sensorial, tiveram a possibilidade de relembrar o processo de confeção da broa de milho.

Refletir e continuar a sensibilizar o público para a necessidade de preservar e equilibrar os diferentes patrimónios, foi o mote desta atividade que teve como cenário o Património Natural da Praia Fluvial da Pampilhosa da Serra.

escaramuca_ribeirinha_05
escaramuca_ribeirinha_10