-
Início
-
Viver na Pampilhosa
-
Espaço Informativo
-
Notícias
- António Martins homenageia Pampilhosa da Serra através da digigrafia
António Martins homenageia Pampilhosa da Serra através da digigrafia

“Quis devolver à terra o que a terra me deu”, expressou António F. Martins no momento da inauguração da sua exposição de digigrafia “Pampilhosa da Serra, cor a cor traço esta terra”, que decorreu ontem, na galeria principal do Edifício Monsenhor Nunes Pereira.
Recorrendo à digigrafia - técnica contemporânea de transformação de desenhos ou imagens através de processos digitais -, o autor, através dos 42 exemplares expostos, presta, nas suas palavras, uma “modestíssima homenagem à obra, ao trabalho, ao engenho, à arte e ao soberbo empenho das gentes do concelho de Pampilhosa da Serra”.
Filho de pescansequenses, António Martins, confessou que a ruralidade Pampilhosense que teve “a sorte de beber” ao longo do seu crescimento e as memórias que daí advêm, estão “na raiz profunda” de que se alimenta no seu dia-a-dia, estando essa ligação afetiva evidente nos originais que o autor apresentou individualmente na ocasião.
Os pampilhosenses, que para António Martins são “herdeiros legítimos duma secular memória”, e todos os demais interessados podem apreciar e adquirir os originais expostos (“provas de autor”, únicas e sem numeração), até 31 de agosto.



