7.ª Reunião de Câmara descentralizada decreta dia de Luto Municipal

26 Julho 2022

A Freguesia de Portela do Fojo-Machio recebeu ontem a 7.ª Reunião de Câmara descentralizada deste mandato autárquico. Mais uma vez, o Executivo da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra aproveitou este dia para percorrer, juntamente com o Executivo da Junta de Freguesia, as aldeias desta Freguesia, inteirando-se dos “problemas que mais afligem a população da Freguesia e que, obviamente, preocupam a Junta de Freguesia também”, afirmou o Sr. Presidente da Câmara Municipal.

Jorge Custódio reforça que estas Reuniões de Câmara descentralizadas permitem que “a Câmara Municipal não fique fechada dentro de 4 paredes”, fazendo com que o Executivo vá “até ao território, falar com as pessoas e ouvi-las”, possibilitando assim uma maior participação cívica por parte dos munícipes.

Antes de dar início ao período da ordem do dia, Jorge Custódio colocou a votação uma nota de pesar e o decretar de um dia de Luto Municipal “pelo falecimento do nosso amigo e enfermeiro João Albano”. Segundo o Autarca, a decisão foi motivada por duas razões, “uma, obviamente, e a principal, porque se trata de um cidadão que estava em plenas funções no Executivo da Junta de Freguesia de Pessegueiro”, mas também pelo facto de, “enquanto enfermeiro do nosso Centro de Saúde, durante muitos anos, ter ajudado a salvar muita gente também, obviamente que em conjunto com a restante equipa”, tratando-se de “uma pessoa muito querida dos Pampilhosenses”, muito colaborativa e “sempre disponível, com um sorriso na cara, para tentar ajudar todos”. Desse modo foi decretado dia de Luto Municipal amanhã, 27 de julho, dia do funeral de João David de Oliveira Albano.

Dos pontos discutidos no período da ordem do dia destaca-se a decisão de aquisição de prédios integrados no projeto da AIGP da Travessa, uma decisão que se prende “sobretudo à questão deste projeto diferenciador que a Câmara Municipal está a desenvolver para a implantação de uma vinha naquele território”. Estas aquisições visam regularizar a situação destes terrenos que foram arrendados, numa primeira instância, pela Câmara Municipal para efeitos da candidatura deste projeto, facto para o qual Jorge Custódio aproveitou para endereçar um agradecimento a “todos os proprietários, sem exceção, que foram bastante sensíveis e perceberam qual é que era o intuito e o quanto este projeto podia ser diferenciador”, disponibilizando-se imediatamente para “arrendar e vender esses terrenos à Câmara Municipal”. O Autarca aproveitou ainda para relembrar que “para conseguirmos os 74 hectares de terreno tivemos de fazer contratos de arrendamento com 184 pessoas” um facto que reforça a dificuldade inerente a este projeto. A esta sessão de Reunião de Câmara vieram apenas os artigos matriciais para os quais já se encontra “formalizada toda a questão da compra e de escritura” dando início a este processo que visa a aquisição de todos os terrenos inseridos dentro dos 74 hectares identificados.

reuniao_de_camara_descentralizada_04
reuniao_de_camara_descentralizada_10