Proibição de Queimas e Queimadas no concelho até 30 setembro

15 Junho 2022

Na última reunião de câmara, realizada a 13 de junho, foi aprovada, por unanimidade, a proibição de queimas e queimadas no concelho, até ao dia 30 de setembro.

Considerando que o uso do fogo se encontra associado a várias práticas agrícolas e florestais, a decisão tem como base as elevadas temperaturas que se perspetivam para as próximas semanas.

Recorde-se que a queima de sobrantes foi apresentada como causa provável de mais de 70% dos incêndios rurais existentes em território nacional, sendo relevantes os casos em que estas atividades se descontrolam e originam grandes incêndios com graves consequências ecológicas e socioeconómicas.

Ainda na sessão e na sequência de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra para a implementação de um “Sistema Integrado de Videovigilância para a Prevenção de Incêndios Florestais”, foi anunciado que já estão instaladas três torres de videovigilância no concelho de Pampilhosa da Serra.

O projeto centra-se na instalação de uma rede de videovigilância e aquisição de dados no sistema integrado de videovigilância para a prevenção de incêndios florestais, sendo que o objetivo desta implementação passa por uma cobertura adequada do território das Comunidades Intermunicipais da Região de Coimbra e Viseu Dão Lafões, tendo em consideração as áreas de maior risco, as zonas sombra e as áreas com maior histórico de incêndios florestais.

Espera-se que esta rede de videovigilância possa dotar as entidades competentes, nomeadamente GNR e ANEPC de um sistema robusto de apoio à decisão no âmbito da prevenção de incêndios florestais e que aumente a eficácia na deteção e prevenção de incêndios florestais.

Consulte, na íntegra, o edital relativo à proibição de queimas e queimadas: https://bit.ly/3xxg5my