“Viagem entre terras”: conviver, descobrir e celebrar a amizade

09 Junho 2022

Começou, ontem, dia 8 de maio, a 3ª edição das “Viagens entre Terras”, uma iniciativa dinamizada pelo projeto CLDS 4G Pampilhosa Inspira-ação que não se realizava desde 2017, na altura com a designação “Encontros Interfreguesias”.

Na primeira de oito viagens, habitantes da Freguesia do Cabril visitaram a Freguesia (e as pessoas) de Fajão-Vidual, num total de 101 participantes inscritos, que celebraram a amizade, visitaram pontos de interesse de Fajão-Vidual (alguns pela primeira vez!), como a zona do alto do Ceira, e partilharam histórias, experiências e saberes.

Tal como salientou José Carlos, coordenador do projeto CLDS 4G Pampilhosa Inspira-ação, o objetivo das “Viagens entre Terras” passa por “promover o encontro entre uma freguesia e outra freguesia e até mesmo o encontro entre pessoas da mesma freguesia”, fomentando “laços de socialização, de convívio e a partilha de valores tradicionais que muito caraterizam o concelho”.

Ao objetivo de dar a conhecer recantos e encantos das várias freguesias do concelho, esta iniciativa junta assim um outro desígnio: gerar encontros, reencontros e fomentar um bonito espírito de convívio, como o que se verificou no almoço realizado na aldeia da Covanca, abrilhantado pela atuação do Grupo de Concertinas do Machio.

Na ocasião, Jorge Custódio, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, salientou a “importância do convívio e da partilha de experiências” entre pessoas do concelho, independentemente de residirem na “Freguesia A ou na Freguesia B”, dado que todos partilham de uma caraterística comum: “o orgulho de ser serrano, de ser da Pampilhosa da Serra”.

Carlos Simões, Presidente da Junta de Freguesia anfitriã desta primeira viagem, manifestou a sua satisfação por “receber conterrâneos que estão tão perto em termos de distância, mas por vezes longe porque a maior parte das pessoas não conhece determinados recantos de outras freguesias e do concelho”.

Por sua vez, Anabela Martins, Presidente da Junta de Freguesia de Cabril, destacou o “fantástico” ambiente convivial, dizendo ainda que a intenção também passa por “proporcionar um dia diferente à população de uma faixa etária mais avançada, sair de casa, divertirem-se e reverem vizinhos, amigos e histórias”.

A próxima “Viagem entre Terras está agendada para o dia 15 de junho, na qual a Freguesia de Unhais-o-Velho estará de visita à Freguesia de Dornelas do Zêzere.

viagem_entre_terras__cabril_visita_fajao_vidual____08_06_2022__2_
viagem_entre_terras__cabril_visita_fajao_vidual____08_06_2022__1_