Crianças e Jovens do Concelho convidadas a conhecer o Concelho!

Ação Social
28 Julho 2009

No seguimento da X edição do programa de ocupação de tempos livres "Julho em Acção, um Mês de Diversão", este ano sob o mote "O Meu Concelho é lindo a Valer... Bora lá conhecer!", decorrem entre outras actividades uma visita a cada uma das 10 Freguesias do Concelho, numa lógica de interacção com a população local.

Desta forma, foram visitadas as Freguesias de Unhais-o-Velho, Machio, Cabril, Portela do Fojo, Pessegueiro, e Pampilhosa da Serra, nos passados dias 15, 17, 22, 24, 27 e 28 de Julho, respectivamente.

Na Freguesia de Unhais-o-Velho, o programa compreendeu a visita ao Lagar, almoço e actividades na Praia Fluvial da Malhada do Rei.

Na deslocação à Freguesia do Machio, as crianças visitaram a exploração de Caprinicultura e Ovinicultura e a Queijaria, seguido de almoço e actividades no Campo de Machio de Baixo.

Na Freguesia do Cabril, o programa compreendeu a visita ao Museu dedicado ao fabrico do pão e ao Museu Etnográfico da Liga de Melhoramentos. Depois do almoço as crianças visualizaram um filme sobre a Freguesia e tiveram direito a uma sessão de poesia realizada pelo Sr. José Teodoro, seguido de lanche.

A visita à Freguesia da Portela do Fojo contemplou a visualização ao Brasão dos Padrões e às antigas embarcações dos barqueiros, a travessia do Rio Zêzere de barco. Seguiu-se o almoço, findo o qual foram realizadas algumas actividades no Vilar.

Na Freguesia de Pessegueiro, as crianças visitaram o Museu Etnográfico do Carvoeiro e realizaram um passeio pedestre entre Carvoeiro - Pisão - Pessegueiro com cerca de 4 Km's. A seguir ao almoço que decorreu no Parque Fluvial de Pessegueiro, as crianças visitaram o Lagar e foram presenteados com a apresentação de um filme sobre a Freguesia, seguido de actividades no Praia Fluvial.

Finalmente, a última Freguesia a ser visitada foi a de Pampilhosa da Serra e a aldeia contemplada foi a de Carvalho, onde as crianças visitaram o Moinho e o Lagar de Azeite e puderam apreciar a confecção do pão de azeite.

Seguidamente as crianças realizaram actividades na piscina, seguido de almoço. Da parte da tarde foram visitados os Museus.

A X edição do "Julho em Acção, um Mês de Diversão" termina hoje, dia 30 de Julho com a festa de encerramento do programa marcado para as 20h30 no Auditório Monsenhor Nunes Pereira.

Além das visitas guiadas às Freguesias decorreram ainda outras actividades como: Atelier de Música, Atelier de Inglês "Brincadeiras em Inglês", actividades Desportivas e Piscina, oficina "Artes Divertidas", Cinema e Internet.

Tratou-se de mais uma iniciativa promovida pela Ludoteca/Biblioteca "Pampilho" que é coordenada pelo Município de Pampilhosa da Serra, em articulação com o ATL da Caritas Diocesana de Coimbra e ainda das Juntas de Freguesia, bem como da população local.

O Município não pode deixar de agradecer a toda a população e em especial às juntas de Freguesia pelo empenho e acolhimento dos nossos jovens. A todos eles estamos muito gratos!