Julho em Acção - Marca o mês em Pampilhosa da Serra

Ação Social
06 Agosto 2009

Durante os meses de Julho e Agosto é proposto, pelo Município de Pampilhosa da Serra e os seus parceiros, a crianças e jovens uma ocupação de tempos livres orientada, sendo que no mês de Julho, a acção desenvolvida encontra-se integrada no Programa "Julho em Acção, um mês de diversão", que este ano o mote foi dado às freguesias numa lógica de realização de actividades numa localidade das dez freguesias do Concelho, por forma que as crianças pudessem conhecer não só os aspectos turísticos, como também a cultura, história e gastronomia.

O programa destina-se a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 3 anos e 15 anos de idade que decorre de segunda à sexta-feira, das 9h00 às 18H00.

O Desenvolvimento de capacidades físicas e psicológicas, o desenvolvimento da autonomia e do sentido de responsabilidade do grupo, para além de estimular as crianças para o meio envolvente, são alguns dos objectivos do Programa. Por outro lado pretende que os mais jovens adquiram conhecimentos, aptidões e competências, numa lógica e num contexto de aprendizagem não formal, a fim de constituírem uma base de desenvolvimento futuro, contribuindo para o exercício de uma cidadania responsável que facilite a sua integração activa em sociedade, promovendo ao mesmo tempo a igualdade, a cultura, não esquecendo o lúdico.

Do plano de actividades constaram além das 10 visitas a cada uma das freguesias, com um programa vasto desde a ida à discoteca, andar de barqueiro, fazer a tigelada ou a broa, visita a vários museus, até mesmo visita ao novo centro educativo em Dornelas do Zêzere. Ainda constou do Programa o atelier de Inglês e de Música, hora do conto, entre muitas outras. Desta forma, o Programa apresentado reforçou o sentimento de pertença em relação ao Concelho de Pampilhosa da Serra, numa perspectiva lúdica, cultural, histórica, pois a beleza do Concelho vai para alem das suas paisagens, afirma-se pela sua história e pelas suas gentes.

O empenho e dedicação de todas as Juntas de Freguesia foi notório, o que permitiu a dinamização de actividades, o acompanhamento de crianças e jovens, mas também às gentes que ao longo do Programa se foram juntando, apoiando as acções, promovendo a descoberta e de uma forma voluntariosa o fizeram.

A festa de encerramento do "Julho em Acção, um Mês de Diversão" que contou com a presença de pais e encarregados de educação, além dos mais de 80 jovens inscritos no Programa, este ano teve uma particularidade, além dos momentos musicais, contou ainda com um concurso cujas questões se centraram naquilo que as crianças e jovens tinham conhecido ao longo deste mês de diversão, o concurso foi altamente disputado, revelando um conhecimento muito atento ao Concelho e todas as suas particularidades.

Este Programa de Ocupação de Tempos Livres das nossas crianças e jovens fez este ano 10 anos de existência, e desde a sua génese é marcado pela oferta de um conjunto extenso de actividades, tendo em conta uma vertente de cariz social, adaptando-se às necessidades sentidas por crianças e jovens, mas sobretudo pelas suas famílias.