Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Peregrinação e concerto do Coro COD Coimbra um ano após a Jornada Mundial da Juventude

21 Jul

O Serviço Diocesano da Juventude (SDJ) da Diocese de Coimbra vai assinalar, em Pampilhosa da Serra, o primeiro ano da JMJ Lisboa 2023, com uma peregrinação da Cruz Peregrina e um concerto do Coro COD, nos dias 20 e 21 de julho.

A celebração do primeiro aniversário da JMJ na Diocese de Coimbra, “da chegada dos primeiros peregrinos”, vai começar com a peregrinação da réplica da Cruz Peregrina desta diocese, que está a título permanente na Sé Velha, no dia 20 de julho, numa organização da Unidade Pastoral (UP) da Pampilhosa da Serra, com início em Dornelas do Zêzere.

Um dia depois, a 21 de julho, realiza-se um concerto do ‘Coro COD Coimbra’ - grupo criado no contexto da Jornada que se mantém em funcionamento e continua a crescer -, numa iniciativa dinamizada pelo Serviço Diocesano da Juventude de Coimbra, a UP de Pampilhosa da Serra e o Município de Pampilhosa da Serra.

O Serviço Diocesano da Juventude de Coimbra explica que escolheram o concelho serrano para esta festa por ter sido criado “um verdadeiro ambiente de JMJ durante estes dias”, sendo que Hugo Monteiro, coordenador do SDJ de Coimbra, recorda que uma vila com cerca de quatro mil habitantes, recebeu mais de mil peregrinos, “um número arrebatador”.

Recorde-se que durante cerca de uma semana, jovens peregrinos de países como França, Bélgica, Estados Unidos da América, Taiwan, Nova Zelândia, entre outros, permaneceram no concelho de Pampilhosa da Serra no período Pré-Jornada Mundial da Juventude. Ao longo destes dias, foram muitos os momentos de oração e reflexão em vários locais do concelho, que contribuíram para uma maior aproximação e um contacto mais intimista com o território, mas também não faltaram ocasiões de entretenimento/lazer, como concertos, visitas a pontos de interesse e atividades lúdicas. A passagem do grupo pelo concelho, culminou com um “arraial serrano” na Vila de Pampilhosa da Serra, em que os jovens foram convidados a “imergir” no ambiente festivo que carateriza as tradicionais festas populares.

A primeira edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Portugal realizou-se em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023, com o tema ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,39). Mais de 1,5 milhões de pessoas participaram nas celebrações conclusivas, presididas pelo Papa Francisco, no Parque Tejo.

Partilhar