Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

logo pampilhosa

 

PR5 | Caminho do Xisto de Pessegueiro

Dsc 6489 1 980 2500

coordenadas GPS

40º 04'59.13" N

07º 47'08.20" W

O percurso pedestre do Pessegueiro é um percurso circular com cerca de 3,6 km que se desenvolve em ambas a margens da Ribeira da Loisa.

Antes de iniciar os percurso não pode deixar de admirar o maravilhoso Lagar de Azeite que foi totalmente restaurado e que se encontra junto à Ribeira. Este Lagar funciona nos dias de hoje como bar.

O inicio do percurso é na Praia Fluvial do Pessegueiro e depois de atravessar a ponte, segue pela margem direita da ribeira junto a umas levadas antigas. Um pouco mais à frente deixamos a ribeira e subimos por um caminho antigo numa zona de pinhal. Este caminho segue até um estradão florestal o qual vamos descer até uma zona onde avistamos a abandonada aldeia do Pisão lá em baixo junto à ribeira. Seguimos agora por um trilho que desce novamente até à ribeira e caminhamos junto a umas levadas antigas até à ponte. Do outro lado da ponte encontram-se as ruínas da Aldeia do Pisão.

Desde o Pisão seguimos um trilho antigo que segue a ribeira e que nos leva de volta ao Pessegueiro. Já na aldeia caminhamos por ruas estreitas junto a casas de xisto até encontrarmos de novo a Praia Fluvial.

Nos dias mais quentes do verão podemos usufruir das excelentes condições que a praia e a ribeira têm para nos oferecer.

O Percurso Pedestre do Pessegueiro é um pequeno percurso, mas com uma grande beleza natural e cultural, que nos leva pelos trilhos antigos outrora usados pelos habitantes locais.

Brochura

 

Partilhar