Passar para o Conte√ļdo Principal
 
Hoje
Hoje
M√°x C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Viagem aos nossos saberes e sabores (mel, maranho, filhó espichada e medronho)

19 Jun '22

ūüćĮ No dia 19 junho (domingo), a aldeia do Cabril será o pano de fundo de uma autêntica “viagem aos sabores e saberes” do concelho de Pampilhosa da Serra.

ūüćĮ A iniciativa começa com uma caminhada de sete quilómetros que contará com interpretação da fauna e flora envolvente, e que pretende fomentar a preservação, valorização e conservação do património natural e paisagístico do território.

ūüćĮ De seguida, está prevista uma verdadeira jornada de imersão nos produtos e recursos endógenos serranos, através de workshops, momentos de degustação ou ações de sensibilização.

ūüćĮ Inscreva-se até ao dia 17 de junho, através do número 935905014, e venha caminhar, degustar e descobrir os deliciosos segredos do nosso maranho, do mel, da filhó espichada e do medronho.

Programa completo:
‚úÖ 08h30 – Receção dos participantes no largo da Capela de Nª Sª de Lourdes – Cabril.
‚úÖ 09h00 – Inicio da caminhada de 7km.
- A caminhada inclui interpretação da fauna e flora.
- Visita e interpretação das Cristas quartzíticas como locais de interesse geológico.
- Miradouros naturais – Preservar, valorizar e conservar os recursos e o património natural e paisagístico.
‚úÖ 12h30 – Workshop – O Maranho da nossa serra - A Real Confraria do Maranho com a sua arte e mestria vai demonstrar as técnicas e métodos de confecionar o Maranho. Haverá uma degustação como entrada para o almoço.
‚úÖ 13h00 – Almoço.
‚úÖ 14h00 – Workshop – Filhó espichada – O Atelier da Filhó vai-nos fazer imergir numa experiência endógena irresistível com a realização de todo o processo de confeção e degustação. A Filhó será a iguaria servida como sobremesa da refeição.
‚úÖ 15h00 – A Cooperativa Pampimel irá realizar uma tertúlia acerca da “Importância do ser abelha”, uma conversa que irá ao encontro da consciencialização do valor da vida das abelhas para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas. Ainda haverá tempo para uma breve apresentação de todos os produtos que a Pampimel comercializa na sua loja.
‚úÖ 15h30 – Apresentação do tema - Medronho: culturas com grande potencial. Apresentação será feita pela empresa “Lenda da Beira”, sediada em Pampilhosa da Serra, com o objetivo comercial de produção e comercialização de um produto de origem portuguesa. Será dada a noção do potencial que é o medronheiro nas várias vertentes empreendedoras e os benefícios daquele arbusto em todas as suas tendências. No final, como digestivo, haverá uma prova de aguardentes e licores.

‚ě° Nota: A presença no almoço e restantes atividades tem o valor de 15€, sendo que a participação exclusiva na caminhada é gratuita e não requer inscrição. O almoço realiza-se no Atelier da Filhó, local que acolhe também todas as iniciativas após a caminhadas.

Partilhar