Passar para o Conte√ļdo Principal
 
Hoje
Hoje
M√°x C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Viagem ao interior dos livros, das pessoas e do país

08 e 09 Mai '21
Cartaz biblioteca itinerante 1 980 2500

ūüďö Sessões de leitura nas escolas, ao ar livre, no centro das aldeias, no meio da rua, onde houver público e vontade de ouvir uma história. A iniciativa é do jornalista e escritor João Ferreira de Oliveira, que abraçou o desafio de percorrer o Interior, durante um mês, ao volante de uma biblioteca itinerante, semelhante àquelas que a Fundação Calouste Gulbenkian usou entre 1958 e 2002 para levar histórias, aventuras e sonhos a todos os pontos do país.

ūüďö As Aldeias do Xisto acolheram e apoiaram este projeto desde o início e serão o primeiro destino desta viagem, que parte de Lisboa a 6 de maio.

ūüďö Nos dias 8 e 9 de maio, os Contos de Fajão e o Dark Sky Aldeias do Xisto servem de mote para a visita a Fajão, no concelho da Pampilhosa da Serra.

ūüďö Para Rui Simão, Diretor Executivo da ADXTUR, “esta iniciativa vai misturar as histórias dos livros com as histórias e os saberes das pessoas e dos lugares por onde passar. Este é um território ‘literário’ também por isso, pela inspiração que provoca a história de vida de cada pessoa e que se entretece com as memórias das paisagens onde habitam, sejam relacionadas com o céu, com os contos tradicionais ou com as artes e ofícios. Saber ler a paisagem e interpretar a cultura dos lugares é também uma importante competência de literacia que as Aldeias do Xisto querem promover.”

ūüďö O foco é a literatura infantil, mas as portas e as estantes da carrinha estão abertas a toda a gente, incluindo os mais velhos. "O objetivo não passa por vender livros, mas sim oferecê-los. Regressar a casa com a carrinha vazia, mas cheia de histórias”, acrescenta. Os cerca de 500 títulos que enchem as estantes da carrinha foram doados por diversas editoras portuguesas e pela Citroën, que se associa a esta iniciativa assumindo o seu legado histórico: recorde-se que as antigas bibliotecas itinerantes tinham como imagem um ícone desta marca automóvel, o HY. Agora, João Ferreira Oliveira segue viagem ao volante de um Citroën Jumper.

Conheça, aqui, o programa completo da iniciativa: https://aldeiasdoxisto.pt/evento/5740

Partilhar