Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Granfondo Aldeias do Xisto

29 Set '19
Gfax web post 1 980 2500

O clássico dos Gran Fondos em Portugal regressa no final do mês de setembro aos concelhos de Pampilhosa da Serra e do Fundão para a sua 8ª edição.

Uma vez mais, as encostas da Serra do Açor sulcadas pelo Rio Zêzere, recebem os amantes do ciclismo com passagem em algumas das mais bonitas aldeias do xisto, na deslumbrante barragem de Santa Luzia e no surpreendente cenário do mais icónico complexo mineiro português.

Tal como considerou António Queirós, um dos principais organizadores da prova, na apresentação do programa no passado dia 18 de setembro, esta irá manter-se fiel ao desígnio que esteve na origem da sua criação em 2012: oferecer a oportunidade de “vivenciar por um dia toda a emoção de uma grande prova de ciclismo”, não só ao nível da exigência desportiva, como também no que diz respeito à dinâmica de um evento com esta dimensão.

“Para que a experiência possa ser vivida por pessoas com diferentes graus de preparação”, detalhou António Queirós, este ano o evento contempla três provas distintas, o granfondo com 141 quilómetros, o mediofondo com 108 quilómetros e o minifondo com uma extensão 67 quilómetros.

Dada a crescente notoriedade que o evento tem vindo a alcançar – o ano passado participaram 926 ciclistas - Jorge Custódio, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, referiu que esta prova “tem trazido à Pampilhosa da Serra um objetivo que é nosso: ficarmos também conhecidos como destino para a prática de desportos de natureza e pelas excelentes condições disponíveis para o efeito”.

Para além de “recriar o espírito do ciclismo de competição”, Rui Simão, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, notou que também a “qualidade dos traçados” e “o profissionalismo com que a prova é organizada”, explicam o sucesso de um evento que foi “pioneiro” na introdução dos “Gran Fondos” em Portugal.

De facto, um dos maiores méritos deste evento, reside no facto de conseguir aliar as potencialidades dos territórios e da região à prática de uma modalidade com uma vasta história no nosso país. “Ficamos muito satisfeitos pelo facto de estas parcerias funcionarem. Continuamos todos a achar que nestes territórios não há ilhas. Em boa hora a Ultra Spirit Sports e as Câmaras Municipais do Fundão e de Pampilhosa da Serra - com o chapéu da ADXTUR – se reuniram. Acho que mais uma vez teremos uma prova de excelência”, concluiu Jorge Custódio.

As incrições estão disponíveis até ao dia 25 de setembro. Para mais informações consulte, aqui, a página da prova:

https://www.granfondopremium.com/aldeias-do-xisto

Partilhar