Caminhada - Do Rio Ceira à Serra do Açor / 2 de Maio

30 Abril 2009

A caminhada faz-se através dos antigos caminhos de pé posto. Veredas, que serpenteiam a Serra do Açor, acompanhando o percurso do Rio Ceira, entre as aldeias que junto dele se estabeleceram.

Outrora percorridos pelas populações que no dia-a-dia, entre o Rio e a Serra, buscavam a sobrevivência, estes caminhos são miradouros privilegiados de belezas insondáveis, que nos recantos da serra e do rio aguardam por novas descobertas, por rostos de surpresa, por expressões de alegria e pela sensação tranquila e apaziguadora do esforço de um desafio vencido.

DEIXE-SE SURPREENDER - PARTICIPE - VENHA DAÍ!
O percurso tem uma distância aproximada de 8 Km. O início desta caminhada acompanha o rio e é quase plano. Os últimos 4 Km são a subir (do Poço Pejadouro até aos Cepos) com um desnível de 400m. Estima-se uma duração de cerca de 4:30h em andamento moderado.

Recomendamos o uso de roupa confortável e leve, e de calçado estável e resistente.

As crianças podem fazer o percurso desde que acompanhadas por um adulto.

Os participantes devem tomar o pequeno-almoço e levar a água suficiente para o percurso, apesar de haver uma pausa para café na aldeia de Casal Novo, às 10:00h.

Nos locais onde os caminhos cruzam as estradas de alcatrão, e antes do início da subida para os Cepos (Poço Pejadouro), os participantes que o desejarem, poderão solicitar transporte para o local do almoço.

O almoço de convívio realizar-se-á no Parque de Lazer de Chã da Cabeça, onde estará patente uma exposição de fotografia subordinada ao tema da caminhada, assim como estarão em exposição e à venda diversos produtos regionais.

Iniciativa da Junta de Freguesia de Cepos

PROGRAMA - 2 de Maio de 2009

08:00 h - Partida de autocarro de Cepos
08:30 h - Concentração na Aldeia da Mata