Pampilhosa da Serra Acolhe Rover 2010

06 Agosto 2010

Entre os dias 9 e 15 de Agosto, o Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português (CNE) irá realizar o ROVER 2010 - Actividade Nacional para Caminheiros e Companheiros (escuteiros dos 18 aos 22 anos) - numa iniciativa que irá envolver perto de 800 participantes e cujo campo de intervenção se centrará no concelho da Pampilhosa da Serra.

Com cerimónia de abertura agendada para a tarde do dia 9 em Coimbra na Praça da Canção, o ROVER 2010 verá os seus participantes, provenientes de todo o país, partir rumo às terras pampilhosenses onde irão desenvolver projectos de intervenção local em cinco freguesias do concelho (Pampilhosa da Serra, Unhais-o-Velho, Dornelas do Zêzere, Fajão e Janeiro de Baixo). Esta fase será o culminar de vários meses de preparação durante os quais, os jovens foram chamados a planear todos os passos necessários à concretização de diversas acções de serviço, visando o lema central do fundador do escutismo de deixar o mundo um pouco melhor. Entre estas acções contam-se a construção de miradouros e torres de vigia, reconstrução de cais de embarque e recuperação de cemitérios, entre outros.

O ponto alto da actividade ocorrerá com a concentração de todos os participantes na zona da Barragem de Santa Luzia, local onde decorrerá a programação de encerramento nos dias 14 e 15, coincidindo com este último, a Celebração Eucarística.

A organização da actividade por parte do CNE tem contado com o apoio da Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra e das Juntas das Freguesias envolvidas, da Câmara Municipal de Coimbra, Empresa Municipal de Turismo de Coimbra, Exército Português e Universidade de Coimbra.