Maior Telescópio do País inaugurado na Pampilhosa da Serra no passado dia 10 de Abril de 2011

11 Abril 2011

O Telescópio tem 9 metros de diâmetro e uma área colectora maior que um apartamento T2 (80m2) e foi doado pela PORTUGAL TELECOM.

Esta antena do Projecto GEM está operacional no concelho de Pampilhosa da Serra, numa parceria da Câmara Municipal e do Instituto de Telecomunicações, com participação internacional de Instituições de Investigação ligadas à NASA e AESA, entre estas a Universidade da Califórnia, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil, a Universidade de Milão e o Instituto de Astrofísica de Itália, contando também com Investigadores da Missão Espacial PLANCK.

Este radiotelescópio será dedicado a rastreios da Via Láctea para uso de Missões Espaciais.
Juntamente com este projecto a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra desenvolveu um projecto educativo levando ao aparecimento de duas grandes linhas de acção com impacto no entusiasmo pela Ciência do Concelho:

- A acção "Cientistas na Serra", dinamizado pela Fábrica Ciência Viva da Universidade de Aveiro e o programa "Hands on Universe", coordenado pelo NUCLIO e que instalará uma antena de 3 metros para uso remoto pelas Escolas de toda a Europa.

Adicionalmente serão lançadas as fundações para a instalação de um Telescópio de 9 metros para rastreios das Explosões Solares num projecto complementar à monitorização da Metereologia do Espaço pela AESA, um projecto coordenado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

A Inauguração contará com a presença de representantes da Administração da PT, do Reitor da Universidade de Aveiro, da Direcção do Instituto de Telecomunicações, entre outras empresas e entidades envolvidas

Contactos:

www.av.it.pt/GEM

Projecto GEM:
Prof. Domingos Barbosa - 926563918
dbarbosa@av.it.pt

Instituto Telecomunicações:
adelaide@av.it.pt

Câmara Municipal Pampilhosa da Serra:
João Neves - 935905013
joao.neves@cm-pampilhosadaserra.pt