Empreendedorismo no Pinhal Interior Norte

29 Julho 2011
Realizaram-se dia 27 de Julho, no Auditório Monsenhor Nunes Pereira, em Pampilhosa da Serra as Jornadas de Trabalho, sob o tema "Empreendedorismo no Pinhal Interior Norte".
O evento, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte - CIMPIN, marcou o arranque da rede regional de apoio ao empreendedor, a implementar no âmbito do projecto "Operação Imaterial de Promoção do Empreendedorismo", financiado pelo MaisCentro.
Um dia de trabalho intenso, marcado pela participação especial de diversas entidades ligadas ao desenvolvimento local. Estiveram presentes representantes dos 14 municípios que integram a CIMPIN bem como representantes de entidades ligadas à educação, ao sector empresarial e emprego, num total de 85 participantes, que constituíram entre si uma rede de apoio ao potencial empreendedor na região do Pinhal Interior Norte.
O início dos trabalhos esteve a cargo do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Eng.º Jorge Custódio, que referiu a importância do projecto no desenvolvimento dos municípios que constituem esta CIM. Seguiu-se a intervenção do Presidente da CIMPIN, Dr. João Marques, que evidenciou o papel das Comunidades Intermunicipais em geral e da CIMPIN em particular, salientando também o trabalho que está a ser desenvolvido na defesa dos 14 municípios desta comunidade, através da promoção territorial e da qualificação dos recursos humanos. Manifestou ainda uma grande preocupação perante a falta de emprego e a consequente perda demográfica, considerando este projecto do empreendedorismo fundamental para o desenvolvimento do território do Pinhal Interior Norte.
Representantes de diversos organismos regionais expuseram a sua perspectiva sobre o empreendedorismo de âmbito local e manifestaram total apoio ao projecto que aqui foi apresentado: Professora Doutora Ana Abrunhosa, em representação do QREN/CCDRC, Dr.ª Rita Seabra (IAPMEI), Eng.º Jorge Figueira (Universidade de Coimbra /DITS), Dr. António Martins (Turismo do Centro), Dr. António Pinto (IEFP) e Dr. José Fontes (ANJE).
A jornada contou também com a presença da GesEntrepreneur, da Sociedade Portuguesa de Inovação, responsável pelo Plano de Acção deste projecto.
De realçar também a forte participação e entusiasmo dos grupos de trabalho sectorial que se constituíram na parte da tarde, cuja abordagem, reflexão e contributos no âmbito dos temas propostos é fundamental para o êxito futuro do projecto.