VISITA DO SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO DO MINISTRO ADJUNTO E DOS ASSUNTOS PARLAMENTARES – DR.º FELICIANO JOSÉ BARREIRAS DUARTE

23 Outubro 2012
Pampilhosa da Serra vai receber a visita do Sr. Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Dr. Feliciano José Barreiras Duarte, no próximo dia 25 de outubro.

17:30h - Receção do Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Dr. Feliciano José Barreiras Duarte, no espaço sede do Projeto Trilhos Inova, no Edifício Multiusos Monsenhor Nunes Pereira;

17:40h - Atuação de duas jovens destinatárias do projeto e um elemento da Comunidade (Voluntária) - (atividade no âmbito do atelier artístico incluído no Plano de Ação do Projeto Trilhos Inova);

17:50h - "Trilhos que profissão...?" e "CID repórter" com a presença do Sr. Secretário de Estado - (Esta atividade está prevista no âmbito do Plano de Ação do Projeto Trilhos Inova e pretende informar e orientar os jovens para uma formação profissional e empregabilidade adequada, possibilitando-lhes um contacto direto com vários profissionais de diferentes áreas, pelo que a oportunidade de obter um contacto direto com um cargo de governação constituiu uma oportunidade especial para os jovens locais);

18:15h - Visita ao espaço Centro de Inclusão Digital

PROJETO TRILHOS

O Projeto Trilhos Inova é um projeto de continuidade, surgiu no âmbito de uma candidatura ao Programa Escolhas 2.ª Geração e tem como público-alvo as crianças e jovens dos 6 aos 24 anos e suas famílias, e visa sobretudo promover e intervir na inclusão escolar e progressão académica, promovendo uma cidadania ativa e a sua autonomia.

A constituição da equipa técnica é multidisciplinar, composta por Psicóloga, Técnica Superior de Serviço Social, Animadora Socioeducativa, Monitora CID, Dinamizador Comunitário, que desenvolvem uma intervenção sistémica promovendo competências pessoais, sociais, escolares, estilos de vida saudáveis e ocupação de tempos livres. Conta atualmente com a participação de 311 crianças e jovens, 81 famílias e envolve outros agentes (109) entre os quais, professores, assistentes operacionais, técnicos.

O Projeto destina-se a crianças e jovens bem como às suas famílias, sendo que os desafios têm sido múltiplos. De salientar, que na candidatura da 5.ª geração ao P. E., existe um conjunto de atividades inovadoras e empreendedoras, que pretendem abranger todas as faixas etárias, promovendo o convívio intergeracional, privilegiando o papel da família e fomentando a sua capacitação, tendo esta cada vez mais um papel ativo e importante no percurso escolar dos seus educandos. Este é um desafio a que nos propomos através de um conjunto de ações que promovam a inclusão escolar e social, a educação não formal, dinamização comunitária e cidadania, formação e empregabilidade, inclusão escolar, empreendedorismo e capacitação.

Nesta próxima e nova geração Escolhas, as atividades que propomos são diferenciadas, privilegiando as características do concelho de Pampilhosa da Serra, e tendo como base os recursos endógenos, procurou-se assumir um novo conceito de ruralidade estimulando o sentimento de pertença da comunidade ao seu território.

De salientar, que os projetos do Programa Escolhas que têm vindo a decorrer desde 2005, vieram inverter a reduzida oferta de atividades e de ocupação de tempos livres para as crianças e jovens e promover um acompanhamento de proximidade de âmbito psicossocial. A criação da Associação Juvenil Trilhos, constituiu um marco importante na consolidação do trabalho junto da população juvenil para a sua mobilização e associativismo, bem como capacidade de realizar atividades autonomamente, sendo este um processo em crescendo e em curso cuja sustentabilidade ainda carece de apoio humano, técnico e financeiro.

Importa assim referir que a missão do projeto Trilhos neste território, ainda não terminou, existindo problemas estruturais e geracionais como a desvalorização do ensino/aprendizagem formal e não formal por parte das crianças e jovens, marcada pelas reduzidas competências socioprofissionais, pessoais e culturais das famílias que exige uma abordagem prioritária.

Em suma, este projeto constituído por um consórcio empenhado, conquistou um espaço de confiança junto de crianças, jovens e famílias, e adquiriu um Know-how que permitirá à equipa técnica lançar-se em novos desafios propostos para a candidatura Trilhos rur@l_idades.