Gabinete de Inovação Regional - @GIR vai apoiar empreendedores, empresa e associações concelhias

30 Novembro 2022

O salão nobre da Câmara Municipal recebeu ontem a apresentação do @GIR – Gabinete de Inovação Regional, um projeto que resulta de uma parceria com o Instituto Politécnico de Coimbra, e que visa o apoio à dinamização de iniciativas locais e a resolução de problemas que afetam os empreendedores, as empresas e as associações concelhias.

Para Érica Castanheira, Vice-Presidente do IPC, o objetivo principal deste projeto que se destina apenas a territórios de baixa densidade, “é trazer o politécnico para o terreno e desenvolver e partilhar conhecimento com as entidades” locais.

Partindo do conhecimento gerado nas várias escolas que tem sob a sua alçada, o IPC quer ir ao encontro da realidade empresarial dos territórios de baixa densidade da Região de Coimbra, tornando-os mais competitivos e atraentes. Para o efeito, conta com uma equipa multidisciplinar que estará ao lado das empresas, ajustando-se às necessidades e oportunidades identificadas.

As caraterísticas singulares do projeto, no entender de Rui Simão, Vereador da Câmara Municipal, permitem um “trabalho de cooperação e de avaliação daquilo que podem ser as condições existentes, a forma de as melhorar e os caminhos que podem ser feitos em conjunto”. A ligação entre o IPC e o território, acrescentou Rui Simão, permitirá auxiliar “quer os novos empreendedores, quer os que já estão no terreno e com isso melhorar as condições do tecido económico e social do concelho”.

A qualificação dos recursos humanos e do tecido empresarial ou a transferência de conhecimento e inovação nos negócios tradicionais de base endógenas, são algumas das orientações-chave do projeto, que em Pampilhosa da Serra entrará em vigor a partir do dia 10 de janeiro de 2023. Quem pretender aproveitar as funcionalidades do @GIR pode contactar a Associação Empresarial de Pampilhosa da Serra ou os Gabinete de Apoio ao Munícipe e ao Empresário da Autarquia, que farão a ligação com o Instituto Politécnico de Coimbra.

2022_11_29___apresentacao_do_projeto_agir_09
2022_11_29___apresentacao_do_projeto_agir_07