Caminhada de aromas e sabores no Cabril

14 Novembro 2022

No passado sábado, dia 12 de novembro, a Freguesia do Cabril exibiu-se em todo o seu esplendor na “2ª Viagem pelos Aromas”, uma iniciativa integrada no calendário do Programa Descobrir e Valorizar o Açor.

A abrir a atividade os participantes imergiram no vasto património religioso, cultural e natural da localidade, ao longo de uma caminhada de cerca de 4 quilómetros, que contemplou uma pequena ação (teórica e prática) de combate a plantas invasoras.

A experiência multissensorial continuou com um workshop e degustação, inspirado em produtos e recursos endógenos como o mel, compotas e infusões de plantas aromáticas e medicinais.

Em pleno Atelier da Filhó, como não podia deixar de ser, a “Viagem pelos Aromas” terminou com o sabor único da Filhó Espichada, com os participantes a meter a “mão na massa”, ajudando na confeção de uma das mais aclamadas iguarias da região.

O programa “Descobrir e Valorizar o Açor”, recorde-se, assenta numa estratégia de educação ambiental municipal, baseada na adaptação às alterações climáticas, na gestão das áreas protegidas e classificadas, na valorização dos territórios do Interior e na diversificação e qualificação da oferta turística.