Aprovada aquisição de terrenos para plantação de vinha na AIGP da Travessa

01 Setembro 2022

No seguimento da última reunião de câmara e no âmbito do desenvolvimento do projeto de exploração vitivinícola previsto para a Área de Gestão Integrada da Paisagem (AIGP) da Travessa, foi aprovada, por unanimidade, a aquisição de cerca de 20 parcelas de terreno situados na referida área.

Depois de firmados os contratos, estas parcelas de terreno juntam-se assim aos “78 hectares arrendados por 184 proprietários”, conforme manifestou o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, dando conta da “dificuldade que é reunir tantas parcelas para conseguir formar uma só”.

Ainda assim, o processo tem vindo a decorrer de forma gradual, sendo que a aquisição de terrenos continuará a decorrer mediante a “disponibilidade” dos proprietários. “Não estamos a fazer todas as assinaturas ao mesmo tempo porque uns proprietários estão registados e outros não, há um caminho jurídico a percorrer”, notou Jorge Custódio.

Recorde-se que no início de julho, o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) atribuiu ao Município de Pampilhosa da Serra autorização para a plantação dos primeiros 30 hectares de vinha na AIGP da Travessa, junto à aldeia do Trinhão. Nesse sentido, esta aprovação em reunião de câmara, constituiu-se como “mais um passo de muitos” que terão de ser dados no sentido de colocar “a vinha a produzir”, disse Jorge Custódio, desejando que todo o processo decorra “o mais rapidamente possível.