Região de Coimbra solidária com parecer negativo ao pedido de prospeção e pesquisa de depósitos minerais no Concelho de Pampilhosa da Serra

21 Julho 2022

Decorreu, no dia 21 de julho, no Museu e Posto de Turismo da Praia de Mira, o Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. O primeiro ponto do período da ordem do dia remeteu para o pedido de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais no concelho de Pampilhosa da Serra, um assunto trazido a esta sessão pelo Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio.

Na ocasião, Jorge Custódio reforçou o discurso que tem pautado as últimas intervenções em que abordou este tema tão sensível para o território e para a região, realçando a posição unânime da Câmara e da Assembleia Municipal contra este pedido de atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de depósitos minerais.

O Autarca referiu ainda que não se trata de uma posição “não fundamentada”, até porque a Câmara Municipal “não é contra todas as explorações”. Reconhecendo a importância que as Minas da Panasqueira tiveram e ainda têm para o concelho da Pampilhosa da Serra, nomeadamente na criação de postos de trabalho e desenvolvimento do território, Jorge Custódio realçou que este tipo de exploração, realizada a céu aberto, não é de todo equiparável. Para o autarca, esta possibilidade não traria mais-valias na criação de emprego, dado que não necessita de tantos recursos humanos e, fundamentalmente, iria destruir a paisagem de toda a bacia do Rio Zêzere, criando um terrível impacto nas linhas de água que, em última instância, prejudicariam a qualidade da água que abastece a grande maioria da Área Metropolitana de Lisboa.

Neste contexto, Jorge Custódio apelou à solidariedade de todos os Autarcas dos 19 Municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, no sentido de reforçar a posição do Município de Pampilhosa da Serra. A solicitação foi aceite por unanimidade, pelo que, nesse sentido, a Comunidade Intermunicipal irá também redigir um documento a ser enviado à Direção-Geral de Energia e Geologia, que cimenta o parecer desfavorável a este pedido de prospeção e pesquisa, sendo também um sinal de que toda a Região está ao lado concelho de Pampilhosa da Serra e dos Pampilhosenses nesta tomada de decisão.