Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Ativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Pampilhosa da Serra

Geral
12 Julho 2022

Nos termos do despacho dos Ministros da Defesa Nacional, da Administração Interna, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, do Ambiente e Ação Climática e da Agricultura e Alimentação, foi declarada a Situação de Contingência em todo o território do Continente, até às 23h59 do dia 15 de julho, sexta-feira. Este facto, previsto na Lei de Bases da Proteção Civil, leva à ativação “automática” dos Planos de e Emergência e Proteção Civil Territoriais.

Na sequência da ativação do Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Pampilhosa da Serra, o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, comunicou na última reunião de câmara (11 de julho) que a própria Autarquia suspendeu alguns serviços e meios como “niveladoras, máquinas a trabalhar nas florestas e os próprios sapadores”, pelo menos até sexta-feira, “momento em que haverá nova avaliação do prazo de risco de incêndio elevado ou muito elevado”.

A par desta decisão, Jorge Custódio referiu que “muito lamentavelmente dados os constrangimentos causados”, foi anulada a autorização ao Grupo Motard Zangões do Asfalto, para a realização da concentração motard, prevista para os dias 15, 16 e 17 de julho, junto à Barragem de Santa Luzia. A razão, segundo o Presidente da Câmara Municipal, prende-se com o facto de “não se poder fazer nenhum tipo de atividade ou permanecer dentro de um espaço florestal”, medida prevista na atual situação de contingência.

Consulte, aqui, o comunicado da Comissão Municipal de Proteção Civil e o despacho dos Ministérios: 

Comunicado da Comissão Municipal de Proteção Civil

Declaração da Situação de Contingência

Partilhar