Uma semana de brincadeira livre no Julho em Ação

11 Julho 2022

O programa de férias Julho em Ação começou no passado dia 4 de julho. Mais de duas décadas após ter sido realizado pela primeira vez, as tendências mudaram, mas o objetivo da edição deste ano passa por fugir das novas tecnologias e dos espaços fechados, para “recuperar” o brincar livre que antigamente predominava.

“Já de há muito tempo a esta parte que designamos o brincar livre, não estruturado, como um dos princípios basilares da educação” referiu Alexandra Tomé, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, acrescentando que “o mote do Julho em Ação é a felicidade”.

Para atingir este desígnio, é a imaginação e a criatividade dos cerca de 120 crianças e jovens inscritos que dita as regras deste programa de férias, que decorre em Pampilhosa da Serra e Dornelas do Zêzere até 29 de julho.

“Diariamente, as crianças têm um Assembleia em que decidem, mediante as propostas apresentadas pelos monitores, o que é que vão fazer durante o dia”, explicou Alexandra Tomé, dizendo ainda que se trate um exercício de “cidadania muito ativa em que cada um tem a sua voz e o seu querer, que é escutado pelos adultos”.
As atividades e as equipas de monitores do Julho em Ação têm o acompanhamento do Vitamina Natureza, um projeto que estimula a liberdade responsável das crianças, em pleno contacto com a natureza, através de jogos e brincadeiras, muitas vezes improvisados.

Todas as atividades realizadas procuram ainda chamar a atenção dos jovens participantes para questões relacionadas com a preservação ambiental, cada vez mais crucial nos dias que correm. “Além de termos a maravilhosa natureza que nos rodeia, temos que cuidar dela, e é isso que queremos passar às crianças. Queremos que elas preservem o espaço que é delas e que se apropriem da sua Pampilhosa da Serra”, constatou Alexandra Tomé.

O Julho em Ação é um programa, dinamizado pela Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra desde 1999, sendo validado pelo IPDJ na qualidade de campo de férias, e serve de resposta a muitos pais que na pausa das atividades letivas procuram ocupação para os seus filhos.

julho_em_acao___dornelas_do_zezere___2022
julho_em_acao___pampilhosa_da_serra___2022__1_