“I Bootcamp da Educação”: O Manifesto de uma Região que quer novos e melhores caminhos para a educação do território.

09 Maio 2022

Ao longo de 3 dias, a Comunidade Intermunicipal e (CIM Região de Coimbra) e o Município de Pampilhosa da Serra reuniram alguns dos principais agentes educativos do território, no “I Bootcamp – O Interior da Educação no Centro da Natureza – O Manifesto de uma Região”, iniciativa que terminou ontem, dia 8 de maio.
Nesta jornada de reflexão, em ambiente informal e colaborativo, marcaram presença vereadores da educação e diretores de agrupamento de escolas, que procuraram estabelecer pontos de convergência e delinear estratégias que potenciem o desenvolvimento integrado do processo de educação e ensino das crianças e jovens da região.

Na sessão de encerramento do Bootcamp, Jorge Custódio, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, manifestou que é importante perceber que as “decisões” que são tomadas “quer na Câmaras Municipais, quer nos Agrupamentos, vão ter impacto nos jovens, daqui a 10, 15, ou 20 anos”. Como “resultado pedagógico” destes 3 dias em que os agentes de educação envolvidos “saíram da área de conforto”, Jorge Custódio, transmitiu a “certeza de que vamos ter melhores soluções para os próximos anos”.

No mesmo sentido, Emílio Torrão, Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, disse que este evento foi pensado para que as pessoas envolvidas “quebrassem a rotina institucional e partilhassem ideias” em relação à educação, que considerou ser “o pilar do território”. “Aquilo que senti foi efetivamente uma alegria imensa, uma cooperação e um espírito de companheirismo que não estou habituado a ver”, frisou ainda.

O culminar de 3 dias em que vereadores e diretores de agrupamentos de escolas “vestiram a camisola de Pampilhosa da Serra e da educação”, tal como frisou a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Alexandra Tomé, foi a criação de um manifesto intermunicipal, lido na sessão de encerramento por uma criança Pampilhosense, Matias Ramos. Este manifesto, “que tem a defesa da educação como principal propósito”, contém os eixos e linhas orientadoras para a educação na Região e espelha a articulação e trabalho colaborativo entre os agentes educativos ao longo do Bootcamp.

A título de exemplo, integram o manifesto premissas como: “Acreditamos que ser criança é saltar muros e barreiras na descoberta livre do ser de cada uma. É ser protagonista da sua história” ou “defendemos que valorizar o brincar é abrir as portas do conhecimento, da originalidade, da criatividade e do autoconhecimento”.

encontro_da_educacao__7_
encontro_da_educacao__11_