“Transporte Flexível a Pedido” permite extensão da rede pública de transportes a todo o concelho

05 Maio 2022

Depois de em fevereiro de 2020 ter começado em Pampilhosa da Serra, na altura como projeto-piloto, o Transporte Flexível a Pedido continua disponível no concelho, após reconhecida a sua importância e pertinência.

Este projeto, liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra – entidade competente em matéria de sistemas de transporte e mobilidade na região -, garante a cobertura integral de todo o Município com rede de transporte público de passageiros em áreas com deficiente ou inexistente resposta a este nível.

Segundo Rui Simão, Vereador da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, todos os envolvidos - CIM Região de Coimbra, Autarquia, taxistas, utilizadores e Juntas de Freguesia -, reconheceram “de forma unânime” os “bons resultados” do projeto, o que fez com que fosse identificada “a necessidade de lhe dar continuidade”.

Na prática, com a colaboração de taxistas do concelho, este serviço abrange 52 aldeias que “não estão servidas por transporte público regular”, garantido a essas populações que têm, “ao custo do transporte público regular”, um transporte que é feito a pedido, “para poderem ter acesso ao centro da Vila de Pampilhosa da Serra e a partir daí também terem acesso a toda a mobilidade ao dispor do nosso concelho”, explicou Rui Simão.

O Transporte Flexível a Pedido está disponível às terças e quintas-feiras, sendo que o pedido deve ser solicitado até às 15 horas do dia anterior à viagem, através do número 800 200 201.

Neste momento, encontram-se a decorrer os trabalhos de colocação de sinalética nas paragens afetas a este serviço, que ainda assim se encontra a decorrer dentro da normalidade. No caso das pessoas com mobilidade reduzida, há ainda a possibilidade de o táxi se deslocar à porta de casa, bastando indicar essa necessidade no momento em que o pedido é efetuado.

De abril de ano passado até abril deste ano, foram efetuados 194 pedidos em Pampilhosa da Serra, ao abrigo do Transporte Flexível a Pedido.

sit_flexi_redes_sociais_02