Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Praias Fluviais do Concelho voltam a “vestir-se” de Azul no Verão

Geral
Praias   bandeira azul   2022 1 1024 2500
04 Maio 2022

Na época balnear de 2022, Pampilhosa da Serra volta a contar com 4 Praias Fluviais de Bandeira Azul. O anúncio, que distingue as praias de Janeiro de Baixo, Pampilhosa da Serra, Pessegueiro e Santa Luzia, foi feito pela Associação Bandeira Azul da Europa e certifica, uma vez mais, a qualidade balnear e ambiental destes locais.

Pela qualidade da água balnear e das infraestruturas, mas também pelo enquadramento paisagístico de eleição e conforto dos utilizadores, o concelho já foi inclusivamente apelidado de “santuário das praias fluviais”, o que reforça o compromisso da Autarquia no sentido de preservar e promover o património natural e paisagístico do território.

A juntar a estes 4 cartões de visita do concelho, existem variadas zonas ribeirinhas e de lazer também sempre muito procuradas, como são os casos da zona de pesca e lazer do Vilar, o parque fluvial de Dornelas do Zêzere, o Poço do Caldeirão, o parque de lazer da Malhada do Rei, entre outros.
Em todo o território nacional, há mais 32 espaços balneares com Bandeira Azul comparativamente ao ano transato, tendo sido galardoadas 393 praias distribuídas por 102 municípios, 18 marinas e ainda 20 embarcações ecoturísticas.

A Associação Bandeira Azul da Europa salienta que este galardão tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável nas diversas zonas balneares “que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com a Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário”.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.

Partilhar