Walking Weekend’22: 3 dias de caminhadas, natureza, gastronomia e muita emoção em Pampilhosa da Serra

27 Abril 2022

Walking Weekend’22: 3 dias de caminhadas, natureza, gastronomia, multiatividades e muita emoção em Pampilhosa da Serra

Foi hoje apresentada, na loja da Decathlon em Coimbra, a 5ª edição do Walking Weekend, festival de caminhadas que decorre em Pampilhosa da Serra nos dias 27, 28 e 29 de maio.

3 anos após a última edição, o evento regressa com o intuito de proporcionar uma experiência ainda mais diferenciadora e intimista, pelo que as inscrições estão limitadas a 125 participantes, cujo denominador comum será a ânsia de “liberdade que a natureza e a fisicalidade da relação com a natureza pode proporcionar”, tal como assinalou Rui Simão, Vereador da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, na sessão.

Rui Simão, destacou ainda a “alegria e o entusiamo” incutidos nos participantes do Walking Weekend, um evento “esperado e desejado por muitos já há algum tempo” e que acaba por ser a “âncora para aquilo que é o posicionamento da Pampilhosa da Serra enquanto proposta de valor turística, que tem vindo a ser trabalhada como o centro da natureza, e também do espírito comunitário que liga todo este evento”.

No que diz respeito ao programa, para além de diversas caminhadas temáticas, todas elas guiadas ao longo de percursos que podem ir de 4 a 18 quilómetros, os participantes podem ainda desfrutar de iniciativas como “um jantar à luz das estrelas”, passeios de canoa, concertos de música tradicional, uma subida de balão de ar quente (dependente das condições meteorológicas) ou, claro está, as célebres caminhadas aquáticas.

Para Fernando Saraiva, sócio-gerente da Epic Land, empresa de animação turística que organiza o festival, as caminhadas aquáticas são mesmo um dos principais atrativos do Walking Weekend. “Conseguimos levar as pessoas a estes circuitos de água de uma forma extremamente divertida e inclusiva, fazendo com que conheçam sítios que de outra forma não dá para conhecer”, constatou. Fernando Saraiva considerou ainda que este é um “festival diferenciador” porque se “preocupa em promover o território” e os seus recursos como um todo.

Na edição deste ano, em que a gastronomia típica serrana volta a ter amplo destaque, os participantes poderão personalizar a sua experiência consoante as suas preferências e mediante as opções disponibilizadas no programa, sendo este um evento ideal para aproveitar entre família e/ou amigos(as).

Todos estes fatores criam em torno do evento um ambiente de confraternização único, em plena harmonia com a natureza, as tradições e as gentes do concelho de Pampilhosa da Serra. “O que queremos é partilhar estas emoções de estarmos livres, no Centro da Natureza, com todos aqueles que nos visitem”, concluiu Rui Simão.
O Walking Weekend é organizado pela empresa de animação turística Epic Land, contando com o apoio da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e Decathlon.

Inscrições e mais informações em https://walkingweekend.pt/

apresentacao_do_walking_weekend__22_na_decathlon_coimbra_06
apresentacao_do_walking_weekend__22_na_decathlon_coimbra_09