Janeiro de Baixo acolheu Reunião de Câmara descentralizada

27 Abril 2022

Foi na Freguesia de Janeiro que decorreu, ontem, dia 26 de abril, a quarta reunião descentralizada do executivo municipal. Como tem sido habitual, numa perspetiva de democracia direta e de “política cara a cara”, esta sessão estendeu-se muito além dos assuntos analisados em sede de reunião de câmara.

Nesse sentido, através de um périplo que contemplou momentos de análise e troca de impressões em diversas aldeias, o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, o Presidente da Junta de Freguesia de Janeiro de Baixo, José Martins, e a população local, levaram a cabo identificação de alguns problemas que dizem respeito ao quotidiano da comunidade, procurando, em conjunto, perceber o respetivo nível de urgência e viabilidade. “Ir ao encontro das pessoas e ouvi-las”, continua a ser para Jorge Custódio, Presidente da Câmara Municipal, o objetivo destas reuniões que reforçam a determinação de não fugir aos “compromissos e às responsabilidades”.

Ao longo do dia, foram sobretudo as coletividades locais os principais centros de escrutínio dos diversos problemas e sugestões que foram oportunamente apresentados, evidenciando-se um dinamismo e envolvimento por parte da população que atesta a preponderância e dignidade dos movimentos regionalistas e dos Pampilhosenses que os integram. Jorge Custódio, considerou que, pelo relevante “dimensão social”, “as coletividades nunca fizeram tanto sentido como agora”, dado que, tal como explicou, mantêm a ligação “umbilical” de Pampilhosenses e Descendentes à sua terra, sendo que têm ainda um papel preponderante no sentido incutir este dinamismo junto das gerações mais novas.

A título de exemplo, os acessos a algumas aldeias, as redes públicas de abastecimento de água ou os sistemas de iluminação pública foram alguns dos assuntos analisados.

Já em período de reunião ordinária da Câmara Municipal, José Martins, Presidente da Junta de Freguesia de Janeiro de Baixo, confessou estar “orgulhoso” pelo facto de a Freguesia receber uma sessão que, pelo seu caráter simbólico, “ficará para a história”.

reuniao_de_camara_16
reuniao_de_camara_24