Futuro da Educação na Região vai ser discutido em Pampilhosa da Serra

22 Abril 2022

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e o Município de Pampilhosa da Serra vão reunir os principais agentes de educação do Território no “I Bootcamp – O Interior da Educação no Centro da Natureza – O Manifesto de uma Região”, que se realiza nos dias 06, 07 e 08 de maio, em Pampilhosa da Serra.
Durante a conferência de imprensa de apresentação desta iniciativa, que decorreu na manhã de hoje, na sede da CIM Região de Coimbra, Jorge Custódio, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, frisou que esta iniciativa servirá para os principais atores em educação “pararem e refletirem” sobre os desafios de uma matéria que “não tem reflexos amanhã mas daqui a uns anos”.

No total, foram convidados a marcar presença neste bootcamp cerca de 60 participantes, que vão estar distribuídos em 3 grupos, em alojamentos rurais no concelho, “refletindo e pensando na estratégia que a nossa comunidade, enquanto um todo, quer para a educação e os seus jovens”. No final do evento, explicou ainda Jorge Custódio, esta partilha de ideias e convicções, “vai refletir-se num documento base, que seja um guia orientador do que vão ser os próximos passos durante os próximos anos”.

Raúl Almeida, Vice-Presidente da CIM Região de Coimbra, notou que o objetivo passa também por preparar o “próximo ano letivo e conversar sobre a temática da educação, daí reunirem-se agentes, vereadores e diretores de escolas, dos 19 Municípios desta região. O autarca, considerou ainda que “esta reflexão” é “também muito importante por causa do Portugal 2030 e do Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial, que temos que preparar e onde temos de encaixar estas matérias e políticas na área da educação”.

O manifesto para a educação da região vai ser construído à luz dos contributos dos participantes, sendo apresentado no encerramento do ‘bootcamp’, na tarde de 08 de maio.

dsc_6311