'Tradições à Roda': Réplica de utensílio cultural inaugurada em Janeiro de Baixo

16 Abril 2022

Na sequência do convívio “A Páscoa é em Janeiro”, foi inaugurada, na Aldeia do Xisto de Janeiro de Baixo, a réplica cultural e tradicional de uma roda.

Tal como frisou o Presidente da Junta de Freguesia de Janeiro de Baixo, José Martins, trata-se de uma homenagem a todos os que utilizaram este utensílio como meio de subsistência, sendo que o monumento representa de igual modo a identidade e cultura da localidade.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Jorge Custódio a construção desta réplica terá um forte contributo na preservação das “tradições de antigamente” e das “riquezas” dos antepassados Pampilhosenses, tendo manifestado ainda que se trata de uma forma digna e harmoniosa de “valorizar” e identificar a sede de Freguesia.

A inauguração simbólica do monumento contou com uma curta, mas sempre cativante, atuação do Grupo Musical Fraternidade Pampilhosense.

pascoa_e_em_janeiro_18
pascoa_e_em_janeiro_11