Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Clássica Aldeias do Xisto 2022 passou em Pampilhosa da Serra

Geral
28 Março 2022

A “Clássica Aldeias do Xisto 2022”, passou, no passado domingo, dia 27 de março, em Pampilhosa da Serra. Esta é a única prova oficial de competição do campeonato velocipédico português que começa e acaba numa aldeia, sendo que, este ano, o pelotão de 133 corredores espalhou a energia e emoção do ciclismo ao longo de 145 quilómetros, entre as aldeias do xisto de Sobral de São Miguel, Covilhã, e Ferreira de São João, em Penela.

O caráter diferenciador desta prova e o que a torna num espetáculo desportivo tão bonito, explica-se pelo enquadramento cénico e paisagístico, a exigência competitiva, o facto de “ir às aldeias ao encontro das pessoas”, que se imiscuem no dinamismo da prova e na paixão pelo ciclismo. Explica-se, também, pelas manifestações e momentos genuínos, que são um espetáculo dentro do espetáculo e acrescem à prova um brilho muito peculiar, como foi exemplo disso a “participação” dos Bombos de Dornelas e da Concertinas do Machio.

Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor) acabaria por vencer esta quinta edição da Clássica Aldeias do Xisto, sendo que Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) encerrou as contas da Taça de Portugal Jogos Santa Casa com a vitória, pelo segundo ano consecutivo.

classica_aldeias_do_xisto_2022___portela_do_armadouro_05
classica_aldeias_do_xisto_2022___cristo_rei_02
classica_aldeias_do_xisto_2022___cristo_rei_11
classica_aldeias_do_xisto_2022___cristo_rei_14
classica_aldeias_do_xisto_2022___meandros_do_zezere_1
classica_aldeias_do_xisto_2022___meandros_do_zezere_5

Partilhar