Cidadãos Ucranianos já chegaram ao concelho

22 Março 2022

Depois de a Câmara Municipal se ter mostrado disponível para acolher refugiados provenientes do conflito no leste da europa, registamos a chegada dos primeiros 10 cidadãos Ucranianos ao concelho.

Neste momento, estas pessoas encontram-se em instalações cedidas pela Autarquia, com todas as condições indispensáveis, sendo que os serviços municipais tudo estão a fazer para que sejam garantidos os melhores cuidados pessoais e administrativos, criando condições para a sua fixação e adaptação à comunidade.

Fazemos, por isso, um apelo aos Pampilhosenses: estes cidadãos são vítimas de um conflito atroz que não pediram. Foram forçados a mudar de forma drástica e involuntária as suas vidas, quebrando a estabilidade e o equilíbrio que muitas das vezes nos parece intocável. Estão, por esse motivo, sujeitos a uma condição social frágil e que carece a maior compreensão e apoio por parte de todos nós. São mães, filhos(as), que suspenderam os seus sonhos, mas que com a ajuda de todos nós podem voltar a acreditar num futuro próspero e de paz.

Saibamos então respeitar a sua privacidade, sejamos solidários e façamos o melhor que soubermos, sem interferir com a sua liberdade, para que estas pessoas se sintam em “casa”.

Não duvidamos que o “saber receber” que sempre caraterizou as nossas gentes, certamente também prevalecerá neste momento e contribuirá para acender a luz da esperança nestas famílias.

Somos todos Pampilhosa da Serra. Somos todos Ucrânia.