Câmara Municipal aprova voto solidariedade ao povo Ucraniano e implementa medidas de apoio a refugiados

02 Março 2022

Hoje, vestir de azul e amarelo, as cores do concelho de Pampilhosa da Serra, “é simbolicamente manifestar a nossa solidariedade enquanto povo pampilhosense ao povo da Ucrânia”, expressou Alexandra Tomé, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, na última reunião de câmara descentralizada, que realizou na passada segunda-feira, em Dornelas do Zêzere.

Nesse sentido, foi aprovado, por unanimidade, um voto de repúdio às ações da Rússia, assim como um voto de solidariedade e apelo à mobilização da comunidade internacional, não só para apoiar as populações atingidas, como na implementação de todas a medidas adequadas para reposição da paz.

Jorge Custódio, Presidente da Câmara Municipal, demonstrou-se emocionado com o “chamamento à terra”, uma característica intrínseca ao povo Pampilhosense, que tem sido também demonstrada pelo povo ucraniano, levando, por exemplo, emigrantes há muito tempo a residir no nosso país, a deixar as suas famílias para lutar ao lado do seu povo contra a invasão russa.

Desse modo, as palavras passaram à ação, pelo que a Câmara Municipal está neste momento a disponibilizar residência para cerca de 50 refugiados provenientes da Ucrânia. Em simultâneo, está a ser preparada uma bolsa de empregos, em parceria com empresários do concelho, no sentido de criar as melhores condições possíveis para estes cidadãos. Com estas medidas, a Autarquia pretende proporcionar uma qualidade de vida digna a refugiados deste povo, que vive um dos momentos mais negros da sua história, criando condições para a sua fixação e para que possam também usufruir do melhor que o concelho pode oferecer, no que diz respeito ao acesso à saúde, à educação e a todas as outras áreas.

“Que saibamos ser um porto de abrigo a todos aqueles que procuram viver com efetividade os princípios da liberdade, paz e democracia”, apelou Alexandra Tomé na sua intervenção.

Somos todos Azul e Amarelo. Somos todos Ucrânia.

reuniao_de_camara_descentralizada__dornelas_do_zezere__28_02_2022___2_