Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Câmara Municipal participa em consulta pública sobre cobertura de redes

Geral
12 Fevereiro 2022

A Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra participou na consulta pública promovida pela ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações), relativa à cobertura de redes fixas de capacidade muito elevada no território nacional e sobre as opções existentes quanto à instalação, gestão, exploração e manutenção de redes nas “áreas brancas”, ou seja, aquelas em que não existe cobertura de redes fixas de capacidade muito elevada.


Na prática, a Autarquia apresentou à Autoridade Nacional das Comunicação o ponto de situação em todo o concelho, sinalizando as localidades com e sem cobertura de redes públicas de comunicações. Neste sentido, o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, elogiando o empenho da ANACOM no cumprimento do documento “Orientações para a Digitalização até 2030: a via europeia para a Década Digital” da Comissão Europeia, manifestou que a Autarquia pretender ser parceira ativa “na implementação real da cobertura por redes de capacidade muito elevada (Gigabit)”, em todas as localidades do concelho.


Para a Câmara Municipal esta possibilidade, contribuiria para fazer de Pampilhosa da Serra um território idílico para a realização de teletrabalho, potencializando a economia local através da captação de novos habitantes. “Na impossibilidade/dificuldade de obter grandes vias rodoviárias nestes territórios de baixa densidade, sempre foi entendimento da Autarquia que o desenvolvimento desta região passa por, efetivamente, dotar todas as nossas localidades de boas vias digitais, nomeadamente através da cobertura de fibra ótica”, pode ler-se ainda no comunicado enviado à ANACOM.


Segundo a Autoridade Nacional de Comunicações, esta consulta pública visa obter o contributo por parte de todos os interessados sobre matérias associadas à identificação e designação das “áreas brancas” e sobre as opções a adotar quanto ao desenvolvimento deste tipo de redes nessas “áreas brancas”, com recurso a financiamento público.

O objetivo final é garantir o acesso de toda a população a redes de capacidade muito elevada (Gigabit), tendo como propósito assegurar a cobertura de todo o território nacional, garantindo a cobertura de todos os agregados familiares por redes Gigabit até 2030, sendo consideradas como prioritárias as áreas de baixa densidade populacional, favorecendo a coesão territorial e a valorização dos territórios do interior.

 

Partilhar