1ª Reunião de Câmara descentralizada: O périplo pela Freguesia do Cabril, a reabilitação da nacional 344 e o reforço do regulamento de incentivo à criação de emprego.

01 Fevereiro 2022

Na tarde da passada segunda-feira, dia 31 de janeiro, a Freguesia do Cabril acolheu a primeira reunião de câmara municipal descentralizada. Antes da sessão e tal como já tinha sido anunciado, o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, acompanhado pela Presidente da Junta de Freguesia do Cabril, Anabela Martins, cumpriu um périplo por diversos pontos da Freguesia.

O Presidente da Câmara Municipal recordou que, ainda em período pré-eleitoral, “um dos compromissos” que assumiu com “todos os pampilhosenses foi que a Câmara Municipal saísse das portas, que viesse ao terreno sentir e ouvir quais é que são as preocupações das pessoas”.

Nesse sentido, “a intenção” deste “sinal de democracia”, segundo Jorge Custódio, é aproveitar a reunião descentralizada para ir “às várias aldeias, falar com as pessoas, perceber quais é que são os anseios e preocupações”, assim como definir o “campo de prioridade” de possíveis intervenções.

Já na reunião de câmara e antes do período da ordem do dia, o Presidente da Câmara, deu conta de novos desenvolvimentos relativos à reabilitação da estrada nacional 344. “Tudo leva a crer que durante o mês de fevereiro, as Infraestruturas de Portugal lancem a concurso a tão esperada 1ª fase da nacional 344”, comunicou Jorge Custódio, acrescentando que “a intenção” é negociar com esta empresa pública um acordo protocolar “para que a Câmara Municipal inicie o projeto da 2ª fase, que é precisamente entre o alto da Maria Gomes e o cruzamento de Alvares”.

No período da ordem do dia, o destaque recai sobre a aprovação, por unanimidade, da alteração ao regulamento de incentivo à criação de emprego em Pampilhosa da Serra. Este é um mecanismo de apoio financeiro dedicado às associações locais e coletividades, que já estava em vigor, mas que agora é reforçado passando dos 5 mil euros anuais para os 9 mil euros anuais. “Este regulamento tem a ver com a preocupação de criarmos postos de trabalho”, explicou Jorge Custódio, reforçando que a ideia é que “as coletividades tenham uma ferramenta”, para, a título de exemplo, “poderem reabrir as suas casas de convívio” ou “poderem ter o fornecimento de outro tipo de serviço à sua população”.

O Presidente da Câmara Municipal acredita ainda que este mecanismo é “um dos muitos caminhos a percorrer” para o desenvolvimento do concelho, que poderá trazer mais “dinâmica” e “entusiasmo” às coletividades e, sobretudo, levar à criação de postos de trabalho.

A próxima reunião de câmara descentralizada, decorrerá no dia 28 de fevereiro na Freguesia de Dornelas do Zêzere.

reuniao_de_camara_07
reuniao_de_camara_10