Atelier da Filhó inaugurado no Cabril

01 Fevereiro 2022

A antiga escola primária do Cabril é agora a casa do Atelier da Filhó, um espaço inaugurado ontem, que pretende valorizar e promover esta típica e aclamada iguaria do concelho de Pampilhosa da Serra. Entrar no Atelier da Filhó é recuar no tempo e imergir numa experiência endógena, que abraça cada uma das etapas do processo de confeção da Filhó Espichada, e onde sabores e saberes ancestrais são os ingredientes que adoçam um espaço que emana aconchego e incita à confraternização.

Para Anabela Martins, Presidente da Junta de Freguesia do Cabril, o Atelier da Filhó foi criado para “dar continuidade ao trabalho que a Câmara tem vindo a desenvolver” na divulgação deste “doce tradicional serrano”. “Achámos que fazia falta um espaço onde as pessoas pudessem vir ter connosco, ver a confeção da filhó, aprender a confecionar, prová-la e levá-la para casa”, explicou a Presidente de Junta.

“É um ambiente acolhedor, que dá vontade de estar aqui, estamos em paz, estamos bem. Acho que as pessoas vão gostar de nos visitar e espero que sintam este agradável ambiente que nós temos aqui”, assinalou ainda Anabela Martins.

A escolha da antiga escola primária para albergar o Atelier da Filhó, segundo a Presidente de Junta do Cabril, assentou na vontade de recuperar um “edifício devoluto que estava a degradar-se”, sendo que houve a preocupação de manter uma das salas de aula, devidamente restaurada, para que o “próprio edifício continue com a sua identidade”.

Jorge Custódio, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, destacou o “cuidado enorme que a Junta de Freguesia” dedicou à recuperação do edifício, com a “recriação” do que eram as cozinhas de antigamente. “Não é preciso inventarmos muito, é só valorizarmos o que é nosso”, frisou o Autarca, acrescentando que “a recuperação da antiga escola e a criação do Atelier é um belo exemplo” disso mesmo.

O espaço já está à disposição dos visitantes e funcionará por marcação, mediante contacto com a Junta de Freguesia, através do número 235 513 854.

inauguracao_do_atelier_da_filho___31_01_2022___pampilhosa_da_serra__2_
inauguracao_do_atelier_da_filho_03