Município, Fundação e EPIS entregam bolsas de estudo

Dsc 1403 1 1024 2500
27 Dezembro 2021

Decorreu, hoje, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a cerimónia de atribuição de Bolsas de Estudo Municipais a alunos residentes no concelho, que este ano letivo ingressaram no ensino superior. Na sessão, foram ainda entregues as bolsas de estudo da Fundação Dr. José Fernando Nunes Barata e também as bolsas sociais EPIS.

No que diz respeito às Bolsas Municipais, trata-se de um apoio financeiro variável (de 750€ a 1050€) consoante a média obtida no final do ensino secundário. Aos 8 alunos que receberam a bolsa, Jorge Custódio, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, desejou os “maiores sucessos”. “Este é um estímulo que a Câmara Municipal dá para que todos sigam os seus estudos e os seus sonhos”, expressou o Autarca, apelando ainda a que os jovens “nunca esqueçam o elo de ligação à sua terra”. “A minha esperança é que todos vós, quando tirarem os cursos, possam regressar” e “fazer a diferença neste interior”, manifestou Jorge Custódio.

Também a Fundação Dr. José Fernando Nunes Barata, na prossecução dos seus fins estatutários e no cumprimento da sua honrosa missão, entregou, ao abrigo do seu programa “Educação +”, 4 bolsas de estudo a alunos do ensino superior (duas novas bolsas e duas de continuidade). Esta medida, visa apoiar o percurso dos estudantes economicamente desfavorecidos residentes no concelho de Pampilhosa da Serra. Jorge Custódio, na qualidade de substituto da Presidente da Conselho de Administração, recordou que a Fundação surgiu “graças ao espírito de algumas pessoas que decidiram contribuir com fundos próprios para a sua criação”, sendo que a sua subsistência continua a ser assegurada “por donativos e apoios que são dados sem rosto”.

No que diz respeito às bolsas sociais, recorde-se que o Município de Pampilhosa da Serra e o Agrupamento de Escolas, candidataram-se, este ano, ao Programa Bolsas Sociais EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, na categoria de mérito de alunos a iniciarem o Ensino Secundário, que tem por objetivo apoiar o percurso educativo, formativo ou de inserção profissional de alunos carenciados e/ou com histórico de abandono no seu percurso educativo.

Nesse sentido, o Município foi vencedor na Categoria 1, o que garante a um aluno o apoio anual de 450€, durante 3 anos letivos. Por outro lado, o Agrupamento de Escolas, foi vencedor na categoria 2, o que garante igualmente uma bolsa anual de 450€, durante 3 anos letivos, perfazendo um total de 1350€.