Mercado Municipal vai “Evocar o Fado” até ao final do ano

12 Novembro 2021

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, Alexandra Tomé, procedeu hoje à abertura simbólica da exposição “Evocar o Fado”.

A mostra está inserida no âmbito do projeto “À Beira do Fado”, que resulta de uma iniciativa conjunta entre os Municípios de Pampilhosa da Serra, Arganil e Oliveira do Hospital, “que se juntaram para defender a cultura naquilo que é um dos maiores patrimónios imateriais de Portugal: o fado”.

Segundo Alexandra Tomé, esta exposição, que pode ser vista até ao dia 31 de dezembro, “retrata em 20 painéis a história do fado, desde a sua representação mais antiga até ao fado mais moderno e contemporâneo”.

Numa ode a esta expressão artística e cultural, na galeria figuram referências que vão desde Alfredo Marceneiro, passando pela incontornável Amália Rodrigues, Carlos do Carmo, entre outras vozes da nova vaga do fado.

Para além desta iniciativa, a Vice-Presidente disse ainda que até ao final de agosto do próximo ano, está prevista a realização de “várias ações”, sendo que a próxima, tal como revelou em primeira mão, será o concerto da fadista Beatriz Rosário, agendado para o dia 26 de novembro. “Vai ser um momento único para o qual convido todos as estarem presentes”, adiantou Alexandra Tomé.

O projeto “À Beira do Fado” tem um investimento de cerca de 300 mil euros, cofinanciado a 100% pelo Programa Operacional do Centro, e contempla uma programação dinâmica que alia a tradição à contemporaneidade, com o desígnio de promover aquela que foi a primeira expressão artística declarada Património Imaterial da Humanidade em Portugal.

bq_inauguracao_da_exposicao___evocar_o_fado_1
bq_inauguracao_da_exposicao___evocar_o_fado_7