Estratégia Local de Habitação analisada com instituições e coletividades

27 Outubro 2021

A Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, representada pela Vice-Presidente, Alexandra Tomé, reuniu, ontem, com as Juntas de Freguesias, instituições e coletividades concelhias, com o intuito de dar a conhecer, discutir e analisar a Estratégia Local de Habitação.

Trata-se de um instrumento estratégico que visa a identificação das necessidades habitacionais e respetivas soluções, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de toda a população e para a coesão social e territorial do concelho de Pampilhosa da Serra.

Neste sentido, solicitou-se a todos os presentes que colaborassem com o Município na fase do Diagnóstico, identificando situações em que o agregado habitacional vive em condições habitacionais indignas e cuja situação de carência financeira não permite suportar o custo do acesso a uma habitação adequada. A definição deste tipo de casos tem em conta determinados constrangimentos, como situações de precariedade, sobrelotação, insalubridade, insegurança e inadequação.

Na Estratégia Local de Habitação estarão identificadas medidas cuja responsabilidade de implementação caberá ao Município e outras medidas que serão diretamente concretizadas por pessoas ou agregados familiares que vivam em situação habitacional indigna e que cumpram os requisitos de acesso ao Programa 1.º Direito à Habitação.

Na sessão, estiveram em modo presencial as Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho (Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere e Cáritas Diocesana de Coimbra), e em modo virtual as seguintes coletividades: Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra; Comissão de Melhoramentos do Ceiroquinho; Comissão Melhoramentos de Porto de Vacas; União e Progresso de Brejo de Baixo; Comissão Melhoramentos Malhadas da Serra; Liga de Melhoramentos de Carvalho; Liga Melhoramentos da Freguesia de Pessegueiro; União Progressiva do Vale Serrão; Liga de Melhoramentos da Póvoa da Raposeira; Comissão Melhoramentos do Povo do Carvoeiro; União Progressiva do Vale Derradeiro; Sociedade União e Progresso da Covanca e Comissão de Melhoramentos de Aldeia do Meio.

➡ Mais informação sobre o Programa 1º Direito à Habitação no Portal da Habitação, aqui: https://www.portaldahabitacao.pt/web/guest/1.%c2%ba-direito
Para qualquer apoio ou esclarecimento, por favor contacte GABINETE DE AÇÃO SOCIAL:
• Presencialmente, Edifício Multiusos – Monsenhor Nunes Pereira das 9h-12h30 e das 14h-17h30
• Telefone: 235 590 320 / 93 590 5011
• Email: asocial@cm-pampilhosadaserra.pt