Alunos do ISLA-Santarém visitaram concelho de Pampilhosa da Serra

26 Outubro 2021

Cerca de 30 alunos de cursos da área do turismo do ISLA-Santarém, foram ontem recebidos na Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra pelo Vereador Rui Simão.

A visita decorreu no âmbito da implementação do projeto CINAL – Centro Interpretativo da Natureza ao Ar Livre, cofinanciado pela Linha de Apoio à Sustentabilidade - Turismo de Portugal, cujo princípio geral consiste em criar, estruturar e desenvolver ações para uma participação ativa de turistas e visitantes, associadas aos elementos patrimoniais mais relevantes do concelho, ao “ar livre”, nomeadamente nas vertentes da educação e sensibilização ambiental, valorizando os equipamentos e infraestruturas de turismo e lazer existentes no concelho.

Destacando a singularidade dos recursos naturais do território, Rui Simão vincou que “a educação ambiental é a chave para que no futuro possamos ter um equilíbrio mais benéfico para quem aqui vive”. O vereador da Câmara Municipal registou ainda que “elasticidade” e a “criatividade” inerentes aos jovens, podem trazer novas dinâmicas para os territórios e, consecutivamente, contribuir para a sustentabilidade do setor do turismo.

Ao longo do dia os jovens tiveram oportunidade de visitar a zona envolvente da Barragem de Santa Luzia e a Aldeia do Xisto de Fajão. Patrícia Reis, professora do ISLA-Santarém que acompanhou o grupo, expressou que este tipo de experiência, ao contrário do que acontece em sala de aula, “permite perceber a realidade dos territórios”. “O que conta é a diferença, trabalhar aquilo que o território tem e que pode fazer a diferença”, completou.

Recorde-se que o conceito do projeto Centro Interpretativo da Natureza ao Ar Livre, tem subjacente um calendário que, através de 8 ações, pretende dar a conhecer o território nas suas múltiplas vertentes ambientais: fauna, flora, geomorfologia, hidrologia, bem como proporcionar aos turistas, e neste caso aos alunos, atividades de educação ambiental e experiências de grande valor simbólico, através de eixos como incêndios florestais, invasões biológicas, contaminação dos recurso hídricos, entre outros.