Ministro da Defesa visitou Observatório Espacial de Pampilhosa da Serra

13 Outubro 2021

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, visitou, na tarde de hoje, o Observatório Espacial de Pampilhosa da Serra, uma estrutura localizada na aldeia de Porto da Balsa, que recebeu recentemente a instalação de um telescópio que está ao serviço do Ministério da Defesa.

A função deste aparelho, que foi apresentado nas vertentes teórica e prática, passa por rastrear e detetar satélites, assim como para monitorizar os detritos espaciais que podem provocar danos nesses satélites.

João Gomes Cravinho, salientou que a defesa nacional precisa de ter “arte e engenho para desenvolver capacidades de custo relativamente baixo”, tirando proveito de “particularidades geográficas” e de caraterísticas como as que Pampilhosa da Serra reúne, de modo a “criar novas oportunidade sempre de duplo uso: potencialidades militares e possíveis utilizações civis”.

Dando o exemplo da NATO, da União Europeia e mesmo do Instituto de Telecomunicações ou do poder local, João Gomes Cravinho frisou que “para a defesa é sempre muito importante” a “cooperação com entidades de outros tipos”, que “ajudam a desenvolver as diferentes valências”.

O Ministro elogiou ainda “a forma muito certeira” com que o executivo municipal “tem olhado para as potencialidades desta região”, nomeadamente pelo “aproveitamento de uma oportunidade que há uns atrás ninguém imaginaria que fosse relevante para o desenvolvimento de Pampilhosa da Serra, mas que hoje vemos que pode ser muito significativo”, expressou.

O observatório espacial de Pampilhosa da Serra é uma estrutura que serve igualmente as ciências espaciais, como é o caso do Instituto de Telecomunicações de Aveiro, assim como indústria aerospacial europeia. Para além do novo telescópio, o local conta igualmente com dois radiotelescópios: o Atlas, preparado para gravar todos os sinais do espaço e um outro, cujo objetivo passa por determinar a distribuição de intensidade das emissões de rádio, bem como efetuar comunicações com reflexão lunar ou medir o lixo espacial existente em órbita.