Hastear simbólico das Bandeiras (Azul, Acessível e Qualidade de Ouro) nas Praias Fluviais

08 Julho 2021

O Verão em de Pampilhosa da Serra faz-se em tons de azul, amarelo e branco. São estas as cores das bandeiras que hoje foram hasteadas, na totalidade ou parcialmente, nas quatro praias fluviais do concelho.

“Este momento que se vai repetindo todos os anos”, nas palavras de Jorge Custódio, Vice-Presidente da Câmara Municipal, é um “motivo de orgulho”. “Este é um esforço que é feito durante o ano todo”, sendo que o hastear das bandeiras é “apenas o culminar de todo o trabalho”, frisou.

Nesta época balnear, que em Pampilhosa da Serra começou a 1 de julho, Pessegueiro e Janeiro de Baixo fazem o pleno e veem erguidas as 3 bandeiras (Azul, Qualidade de Ouro e Acessível), enquanto que Santa Luzia recebeu o galardão Qualidade de Ouro, atribuído pela Quercus e a Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa. Quanto à Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra, pelos motivos que já são conhecidos, este ano conta apenas com a distinção “Praia Acessível”, ainda que esteja a funcionar na sua plenitude.

Para ser atribuída a classificação “Praia Acessível”, os espaços devem ter um conjunto de condições que permitam o seu uso universal, sem colocar em causa a idade ou dificuldades de mobilidade. Jorge Custódio salientou que a Câmara Municipal tem-se preocupado em “diminuir essas barreiras físicas e criar condições de acessibilidade por parte de todos os utilizadores”.

Quanto à Bandeira Azul, que premeia o cumprimento de um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança, conforto dos utilizadores e sensibilização ambiental é, para o Autarca, “uma garantia para os utilizadores de que encontram um produto diferenciador”. Mais diferenciador se torna se ao azul juntarmos o “ouro” do galardão atribuído pela Quercus, que distingue sobretudo a qualidade da água balnear das praias portuguesas.
Por todas estas características, o Vice-Presidente da Câmara Municipal assegura que “quem utiliza (as praias do concelho) pode vir em segurança porque com toda a certeza vão encontrar praias de excelência, praias únicas”.

praia_fluvial_de_janeiro_de_baixo
praia_fluvial_de_pampilhosa_da_serra__1_