Chão de Escola com Pólis” junta decisores políticos para repensar a educação

05 Junho 2021

A Casa de Santo Antão, situada na aldeia dos padrões, em Pampilhosa da Serra, acolheu, ontem, dia 4 de junho, a 1ª Sessão conjunta do “I Encontro O Interior da Educação no Centro da Natureza”.

Num registo informal, sereno e em ambiente de plena comunhão com a natureza, a sessão, denominada “Chão de Escola com Pólis”, reuniu autarcas de alguns concelhos da região que intervêm na área educação, professores e representantes do Agrupamento de Escolas, Escalada de Pampilhosa da Serra e da Associação de Pais que, em registo de tertúlia, conferenciaram com o Professor José Pacheco e com o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa.

Os desafios que a interioridade coloca à educação foram o tema dominante da sessão. Para Jorge Custódio, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, é urgente “pensar o que é que deverá ser o ensino nestes territórios” e se “este sistema de ensino se adequa a esta realidade de interior”. Olhando para o exemplo de Pampilhosa da Serra, o autarca falou ainda em dificuldades como as longas deslocações a que os professores são sujeitos – apenas uma ínfima parte reside no território -, que podem afetar os profissionais animicamente, e que sistematicamente originam mudanças sucessivas no corpo docente das Escolas. “É preciso arranjar uma solução adaptada e inovadora que fidelize as nossas crianças e jovens ao território”, acrescentou.

Alexandra Tomé, Vereadora da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, notou que, nos últimos anos, ao nível da educação, a autarquia optou por uma “política do cuidar”, que se traduziu numa “melhoria substancial” das condições das instituições de ensino do concelho. No entanto, agora é “preciso mais”, salientou a autarca, que apelou a uma maior autonomia para as escolas na administração da área da educação.

Para o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, o “domínio administrativo” de descentralização de competências para as Câmara Municipais, é um dos “movimentos” que o poder central tem “estado a fazer”, a que se junta o “domínio pedagógico”, voltado para uma maior liberdade no planeamento do ensino por parte das escolas. No que diz respeito ao tema da educação nos territórios do interior, João Costa disse que é preciso uma “visão integrada” que pressupõe a valorização do interior como um todo, sendo fundamental a “criação de postos de trabalho” e a geração de riqueza. O Secretário de Estado disse ainda que os Critérios de Ordenamento da Rede - que contemplam os procedimentos relativos aos Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF) ou Cursos Profissionais (CP) -, assim como os “Centros de especialização Tecnológica”, são “particularmente relevantes em territórios do interior”, e podem ser idealizados de acordo com as caraterísticas desses mesmos territórios. João Costa falou ainda no Plano de Recuperação e Resiliência como um “momento de oportunidade” também para a educação e manifestou algumas incertezas relativamente à eficácia do atual modelo de recrutamento dos professores.

O I Encontro “O Interior Da Educação no Centro da Natureza prossegue no dia de hoje, com sessão “Chão de Escola com Recreio”, um momento de diálogo e reflexão que juntará o Professor José Pacheco e colaboradores da Autarquia da área da educação. Amanhã, dia 6 de junho é a vez de alguns Pais e Encarregados de Educação se juntarem à conversa com o professor e pedagogo, sendo que na segunda-feira, a última sessão do encontro é destinada a professores do Agrupamento de Escolas de Pampilhosa da Serra.